Depois de fechar as lojas dos shoppings Iguatemi e Market Place, em São Paulo, a Topshop encerrou as atividades em suas cinco lojas no Japão no fim de janeiro, incluindo as duas flagship stores de Tóquio. De acordo com informações do Nikkei Asian Review, publicação japonesa em inglês, o operador local da marca informou que o futuro do negócio continua incerto. Segundo o Laforet Harajuku, shopping onde ficava uma das lojas, o comunicado do fechamento foi feito de forma abrupta no dia 30 de janeiro.
Um dos motivos apontados pela publicação para o fechamento é que muitas empresas japonesas estão adotando o mesmo modelo de negócio — o fast fashion —, aumentando a competitividade. A Topshop se instalou no Japão em 2006 e aumentou suas vendas seguindo o boom das cadeias de fast fashion estrangeiras, mas as vendas aparentemente caíram desde o ano passado.
No Brasil, também há uma apreensão em torno do futuro da Topshop. Depois de fechar a loja do Iguatemi, em setembro do ano passado, a rede suspendeu as atividades no Market Place em novembro.
Na época do fim da operação no Iguatemi, a assessoria de imprensa da rede de fast fashion havia informado que a medida fazia parte de uma estratégia de realocação da loja no mesmo shopping. No entanto, até agora não há previsão de reabertura da unidade. Naquela ocasião, a Topshop havia informado que, para 2015, deve inaugurar uma loja em Curitiba, que até o momento não tem data estimada.
A Topshop entrou no Brasil em 2012 com a inauguração da loja no JK Iguatemi, em São Paulo. Chegou a ter quatro lojas (JK, Iguatemi, Market Place e Iguatemi Ribeirão Preto). Agora mantém as operações apenas no JK e em Ribeirão Preto.