BRANDING: COMO CONSTRUIR UMA MARCA DE SUCESSO
Um curso em parceria entre o FFW Aprender
Facilitador: Rafael Varandas
4 encontros
8 horas de conteúdo ao vivo pelo Zoom
Dias 19, 22, 26 e 29 de Abril
SOBRE
Vivemos em um mundo cercado por marcas. Na verdade, é argumentável que cada um de nós somos uma marca individual nos dias de hoje. Mesmo assim, ao falar de Branding, temos geralmente apenas um palpite prático, dificilmente articulável teoricamente.
Nas ruas, uma vertente te dirá que branding é o logo, a identidade visual da marca. Esse grupo costuma trazer consigo o clássico exemplo de como conseguimos reconhecer a marca Nike mesmo quando o logo não contém o Nike propriamente escrito. Outra vertente te falará que na verdade branding é uma ferramenta de marketing, usada para elevar os preços e aumentar o lucro das empresas. Esse grupo também tem o seu exemplo clássico: te mostrarão quão valiosa a marca Apple ou Coca-Cola são, mesmo quando tirada da equação a venda dos produtos.
Spoiler Alert: nenhuma dessas definições está completamente certa!
Através de uma abordagem prática, este curso procura auxiliar na criação, projeção e gestão de marcas, sejam elas embrionárias ou consolidadas. Mergulharemos no conceito de Branding, da sua IMPORTÂNCIA VITAL para as empresas hoje em dia, até as redes sociais colocando o futuro das marcas nas mãos das pessoas.
Rafael Varandas, nosso facilitador, é criador da Cotton Project e vem nos últimos 10 anos trabalhando com marcas em seu posicionamento ou criação. Com cases de sua jornada, neste curso com o FFW aprender, ele mostrará ferramentas que te ajudarão a gerar valor para empresas e marcas através da criatividade e do design.
PARA QUEM É INDICADO
1) Para jovens criativos que procuram ser mais eficazes na consolidação de valor para marcas e assim melhor precificar o seu trabalho;
2) Para marqueteiros cansados de introduzir novos conceitos para os clientes, em busca de uma conexão bilateral entre marca e consumidor;
3) Para profissionais de moda que procuram alinhar sua criação com a construção de marca;
4) Para qualquer profissional cujo trabalho envolve organizar ou fazer parte de uma marca e deseja ter uma melhor compreensão sobre como funciona o branding.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CURSO
O curso acontecerá em 4 encontros de 2 horas cada totalizando 8 horas de aula onde estudaremos:
- Por que a marca é importante
- Definições e significados do branding
- A importância da criatividade e design para consolidação de valor para marcas Como diminuir a distância entre estratégia e criatividade
- Disciplinas de construção de marca
- Análise mercado: como fazer sua própria pesquisa
- Atributos desejados: como identificar e obtê-los
- Reconhecimento de oportunidades no mercado
- Saiba quem você é: reconhecendo ativos internos
- Mix and Match: inovando em um segmento de mercado
- Criando a persona da sua marca
- Entendendo sobre posicionamento (contexto, público, necessidade e diferenciação) Identidade visual: criando o logo e todos os braços que formam a imagem da marca transcendendo o visual, como conversar com seu público através de ações
- Criando a sua tribo
- O poder do nicho
- Sobrevivendo aos tempos, como manter foco no curto prazo
- Mídias sociais e as marcas na mão do povo
- Influenciando pessoas a influenciar pessoas
- Eu sou uma marca?
- A importância da marca pessoal e como se reinventar
- A importância do branding na era digital
- O futuro do Branding
- Geração Z e o pós marca pessoal
Certificado Digital
No final do curso, os alunos recebem um certificado digital
Aulas Gravadas
As aulas transmitidas pelo Zoom serão gravadas e ficarão disponíveis após o curso por 7 dias.
SOBRE O FACILITADOR
Rafael Varandas
Ter crescido na década de 90 sob a influência de marcas de skate e surf o fez desenvolver um relacionamento pessoal com empresas de roupas. Da identidade ao conteúdo, o foco do seu trabalho é criar uma relação verdadeira entre cliente e marca, uma relação mais humanizada onde o cliente é atraído pelas suas ligações emocionais e não por qualquer tendência imposta. É o que Rafael Varandas tem feito durante toda a sua bem sucedida vida profissional: “Desde desenhar roupas até lojas, desde escrever roteiros até styling de um desfile de moda; minha paixão é criar narrativas pelas quais as pessoas se apaixonem”. Em 2008 fundou a Cotton Project, uma marca de roupas de pós-esporte para pessoas que apreciam a influência da cultura jovem do skate e do surf nas suas vidas.
Rafael é graduado em Economia pelo Insper-SP, estudou design gráfico em São Francisco, na Califórnia e tem em seu portfólio de projetos trabalhos com marcas como Nike, Suco do Bem, Motorola, Hangar 33, Grupo Lunelli, Box 1824, West Coast, Fila entre outras.
COMO SE INSCREVER
As vagas são limitas e você pode se inscrever por aqui
BOLSAS DE ESTUDO
Um dos pilares centrais do FFW Aprender é oferecer acesso ao conhecimento para criativos e profissionais que vivem em regiões periféricas de todo o Brasil e com restrições financeiras.
Sobre o processo de seleção:
- Serão 4 vagas de bolsa integral para pessoas que não possam pagar. Daremos prioridade para pessoas que moram em periferias, negras, indígenas, LGBQTIA+ e PCD. Se você não se encaixa nessas condições por gentileza não aplique para pois nossa equipe é reduzida e isso dificultará o processo de seleção dos bolsistas realmente necessitados.
- Para se candidatar envie uma breve carta de intenção justificando situação e motivo de interesse no curso. A aplicação para bolsas deverá ser feita até dia 27.03 pelo email contato@ffwaprender.com
- Mencionar seu perfil no Instagram
- O resultado da seleção será comunicado até o dia 03.04