Tyra Banks, Kim Kardashian e Kanye West na primeira fila do desfile da Marchesa Verão 2013 ©Reprodução
A fila A de um desfile de moda é sempre um lugar concorrido. Celebridades, fashionistas, editores de moda e blogueiros top são o público habitual. Mas contar com a presença de nomes de peso na fila A pode custar caro. Financeiramente mesmo. De acordo com uma reportagem do “The Hollywood Reporter“, os pagamentos a celebridades que assistem aos desfiles na fila mais concorrida podem chegar aos US$ 100 mil (aproximadamente R$ 202 mil).
As agendas das celebridades são negociadas pelos seus agentes que escolhem, de acordo com a lista de convites, quais os desfiles que cada celebridade vai prestigiar. A frequência de algumas celebridades em desfiles se tornou um negócio milionário. E com uma hierarquia bem estabelecida: há as celebridades que são pagas somente para ir ao desfile, e quem sabe, até usar uma das criações do designer em algum tapete vermelho. E tem os acordos milionários que não incluem só um pagamento em espécie, mas também viagens e roupas. Uma coisa é certa, independentemente do pagamento, nenhuma celebridade se associa a uma marca que não melhore a sua imagem.
Rihanna com Lagerfeld durante a temporada de Inverno 2012, e Jessica Alba no desfile da Ralph Lauren Verão 2013 ©Reprodução
No topo da escala está a cantora americana Rihanna, que supostamente recebeu US$ 97.500 (R$ 198 mil) para estar presente no desfile de Inverno 2012 de Karl Lagerfeld, em Paris. Segundo as más línguas, a notícia da nomeação de Jessica Chastain para o Oscar 2012 em pleno desfile da Armani Privé também teve um preço: US$ 80 mil (R$ 162 mil). Em 2010, o site Fashionista publicou uma lista encabeçada pela também cantora Beyoncé, que aparentemente recebeu R$ 202 mil por uma aparição na fila A, seguida por Blake Lively e Kim Kardashian, que arrecadaram “apenas” metade desse valor.
Jessica Chastain recebendo a noticia da sua nomeação para o Oscar durante o desfile da Armani Privé ©Reprodução
Duas das celebridades que segundo o The Hollywood Reporter não são pagas para ir em desfiles: Catherine Zeta-Jones na primeira fila de Michael Kors, e Kirsten Dunst no desfile da Rodarte, ambos na temporada de Verão 2013 ©Reprodução
Se observarmos o assunto pelo ponto de vista publicitário, enquadrado em uma estratégia de marca, uma celebridade é um anúncio ambulante, seja na primeira fila de um desfile ou no tapete vermelho de uma premiação. Se a pessoa em questão for fã da marca, melhor ainda. Mas nem tudo é pelo dinheiro. Personalidades como Angelina Jolie, Kirsten Dunst, Nicole Kidman e Catherine Zeta-Jones ainda são algumas entre as que assistem aos desfiles por amor à marca ou por convite do designer. Kidman inclusive paga pelas suas próprias roupas.