Há pouco tempo, voltamos a ouvir notícias da Zoomp, marca de jeans ícone dos anos 80 e 90, que praticamente saiu de cena após ter sido vendida ao grupo I’M (Identidade Moda) em 2006. De grife cultuada, passou a ser vendida em redes de supermercado, como o Walmart.
Segundo foi noticiado por alguns veículos, quem teria comprador a Zoomp era o grupo K2, de Alberto Hiar, dono também da Cavalera. Segundo o site Glamurama, a negociação durou cerca de um ano e a compra foi efetuada através de um leilão após acertos com a lei. Entre os nomes cotados para assumir a direção criativa, estava o de Martha Ceribelli, ex-Forum.
Porém, atuais administradores da Zoomp enviaram um esclarecimento sobre a disputa judicial envolvendo a compra da marca, que você pode ler na íntegra abaixo:
“Nos últimos dias têm sido publicadas na imprensa informações sobre a aquisição da marca ZOOMP pela K2 ( Cavalera) através de leilão, inclusive com datas já marcadas para apresentação de coleção e pessoas selecionadas para cargos específicos.
A ZOOMP gostaria de informar ao mercado que, apesar da K2 ter ganho o direito de adquirir a marca, este direito vem sendo questionado pela Zoomp na Justiça, portanto, o assunto ainda está em discussão, não sendo verídicas as informações veiculadas pela imprensa.
A ZOOMP opôs, por meio de seus advogados, Embargos de Declaração que suspenderam os efeitos da decisão que homologou a aquisição da marca pela K2. Este remédio jurídico possui efeito suspensivo, portanto até que se decida este ponto a marca continua pertencente a Zoomp. Ademais, após este julgamento, caso a ZOOMP não saia vitoriosa, muito provavelmente recorrerá da decisão para os Tribunais Superiores (STF e STJ), já que não concorda com os termos da venda.
A Zoomp, informa, também, que citada empresa (K2) ainda não fez qualquer pagamento que pudesse confirmar a efetiva aquisição da marca. Tudo que vem sendo informado não tem fundamento jurídico e prático.
A ZOOMP informa também que vem estudando a criação de um Fundo de Investimento onde seria colocado o imóvel de BARUERI e cujas cotas seriam distribuídas proporcionalmente aos seus credores. Esta proposta está aguardando uma decisão do administrador judicial , para que seja submetida aos credores.
A ZOOMP entende que definida a questão da marca e do imóvel poderá resolver sua recuperação judicial e ter recursos para reativar a Zapping e oferecer seus faturamentos para pagamento dos impostos”.
A marca foi fundada em 1974 por Renato Kherlakian e se transformou em uma das grifes de jeanswear mais desejadas do país. Em 2006, foi vendida ao grupo Identidade Moda (I’M), que teve foi à falência e passou o controle da marca para o Global Capital, gestora de fundo de crédito e que, segundo o Estadão, havia investido 50 milhões na empresa até 2009.
Em 2009, a justiça decretou a falência da Zoomp e fechou a fábrica da empresa, em Barueri, afetando a produção, a distribuição e abastecimento de lojas e, em seguida, resultado no fechamento de pontos de venda e no cancelamento dos desfiles no SPFW.
Hoje, em seu site, a marca diz ter lojas em Alphaville, Osasco e Sorocaba (SP), Manaus, Belém e Palmas. Atualizaremos as notícias conforme surgirem mais novidades.