Por Mariana Pontual, em colaboração para o FFW
Roberto Cavalli pode vender sua marca homônima ©Vitorio Zunino Celotto/Getty Images
Roberto Cavalli pode estar em busca de um novo dono para a sua marca homônima. Fontes da agência de notícias Reuters afirmam que o estilista italiano está em negociações avançadas com o Permira, grupo de investimentos sediado em Londres e detentor de parte da Hugo Boss e da Dr. Martens, para uma venda no valor de € 450 milhões (cerca de R$ 1,39 bilhão). Ainda segundo a agência, o acordo deve ser fechado nas próximas semanas. Depois dele, o designer ficará com entre 20% e 40% da companhia e poderá se aposentar — Cavalli tem 73 anos. A grife, por enquanto, nega a transação.
Se concluído, o negócio encerraria um ciclo de mais de 40 anos que tornou Cavalli famoso internacionalmente como “o rei do leopardo”, devido à sua estampa favorita. “As pessoas sorriem quando digo que aprecio muito as criações de Deus. Olho ao meu redor e vejo as cores da natureza, aprecio o verde das folhas, a mudança da cor do mar com a variação da luz, e como ela combina com a cor do céu. E então descubro que o ‘vestido’ mais lindo é o que veste a cobra, o leopardo, e comecei a fotografar”, contou o estilista em entrevista coletiva em outubro passado, quando esteve no Brasil para lançar sua parceria com a C&A. Além da animal print, o italiano também é conhecido pelo sex appeal e extravagância de suas criações — “Excesso, às vezes, é sucesso”, disse ele à Vogue UK — e pela sua devoção às mulheres, principalmente as de estilo sexy. Entre as celebridades que costumam desfilar seus looks pelo tapete vermelho mundo afora estão a cantora Beyoncé, a ex-modelo Heidi Klum e a atriz Jennifer Hudson.
Com 179 lojas espalhadas pelo globo e receita estimada em € 201 milhões (aproximadamente R$ 621 milhões), esta não é a primeira vez que a Roberto Cavalli é assediada por grupos de investimentos. Em 2009, a grife negociou uma parte minoritária com a empresa italiana Clessidra. Mas vale ressaltar que não é apenas ela que está em alta entre as marcas italianas. A Versace também chamou atenção do mercado em fevereiro deste ano ao vender 20% de suas ações para a americana Blackstone.
Atualmente, a Roberto Cavalli conta com uma loja no Brasil, que fica nos Jardins, em São Paulo, inaugurada em 2004.