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    Multimarcas Luisa Via Roma quer trazer ao Brasil projeto inovador de loja “cápsula”
    Multimarcas Luisa Via Roma quer trazer ao Brasil projeto inovador de loja “cápsula”
    POR Redação

    Croqui de como seria o projeto Capsule, da multimarcas italiana Luisa Via Roma ©Divulgação

    Se é verdade que os consumidores cada vez mais estão migrando para o mundo virtual, qual será o papel das lojas no futuro — e, até mesmo, será que elas continuarão existindo? Se antecipando a essa tendência, a multimarcas Luisa Via Roma lança um projeto chamado Capsule, espaços temporários com uma pequena amostra de roupas e uma grande tela onde os clientes poderão fazer suas compras online auxiliados por consultores de estilo.

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    A primeira Capsule será apresentada em Florença em janeiro, quando acontece a próxima edição do Firenze4Ever, evento da Luisa Via Roma que acontece duas vezes por ano para apresentar as novas coleções que serão vendidas pela loja (a edição passada foi em junho e o FFW esteve lá; confira aqui a cobertura).

    Espaço deve ter um telão onde os consumidores poderão comprar online, área para confraternização dos visitantes e arara com peças de mostruário ©Divulgação

    A ideia, segundo Andrea Panconesi, fundador e proprietário da loja, é que o espaço seja montado de forma temporária em  locais como o saguão de hotéis de luxo ou spas. “Poderíamos ter uma Capsule aqui, por exemplo”, explicou ele sentado no hall de entrada do hotel Fasano, em São Paulo, durante entrevista ao FFW. Além das compras, outro atrativo do espaço é que no fim do dia haveria um happy hour fashion com a participação de pessoas da moda daquela cidade. “Eu, por exemplo, que viajo muito, poderia ir a esse lugar para conhecer e me integrar com pessoas daquele lugar que também gostam de moda”, acrescentou.

    A Capsule é uma forma de aplicar o conceito usado em Florença pela Luisa Via Roma para outros lugares. Na loja italiana, é possível ver as peças, mas apenas em um tamanho — na Capsule seria somente uma peça por estilista, para que o consumidor veja corte, acabamento e tecido. Em Florença, o cliente escolhe os itens que quer experimentar e faz o pedido por meio de um telão, exatamente como numa compra virtual. O estoque fica próximo, então, algum tempo depois as peças no tamanho escolhido são entregues para a prova. Essa estratégia logística foi adotada graças ao conhecimento adquirido com o e-commerce da marca, que hoje representa 95% do faturamento da empresa. A loja virtual entrega para o mundo todo, inclusive o Brasil.

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    Panconesi já pensa em trazer o projeto Capsule para o Brasil. A Luisa Via Roma é uma das patrocinadoras da exposição “Made by… Feito por Brasileiros”, no Hospital Matarazzo, em São Paulo, primeira fase de um grande empreendimento da construtora Allard. No local, devem ser construídos um hotel de luxo e uma área de compras, e Panconesi quer que sua marca esteja presente no empreendimento. No entanto, ele descartou a possibilidade de uma loja como a de Florença — a grande vantagem da Capsule é que não há estoque de peças. Com isso, alguém que fizesse uma compra em uma eventual Capsule no Brasil receberia o produto entre dois e três dias após a aprovação da venda.

    Andrea Panconesi, fundador e proprietário da Luisa Via Roma, em obras de artista patrocinado pela multimarcas na exposição “Made by… Feito por Brasileiros” ©Divulgação

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