Nos últimos anos, depois do boom de blogueiras, alguns nomes se estabeleceram como importantes players do mercado de moda. Com seus blogs, influenciam uma grande base de fãs e são capazes de impulsionar vendas no varejo. Elas vão a eventos vestidas com a marca contratante, são fotografadas pela imprensa e postam em seus blogs e Instagram o look do dia citando a grife.
Com todo esse poder para influenciar, não é de se estranhar que elas sejam contratadas para divulgar marcas, especialmente durante as semanas de moda. Por isso, consultamos fontes do mercado para saber quanto elas cobram. E conseguimos descobrir alguns números que dão uma ideia dos valores.
Fontes apontam que Camila Coelho cobra R$ 40 mil por presença e posts em redes sociais, seguida por Camila Coutinho, Thássia Naves (que cobram R$ 25 mil cada) e Helena Bordon (R$ 15 mil). Essas são quatro das blogueiras brasileiras mais requisitadas atualmente.
Os valores não são oficiais. Antes de consultarmos o mercado, perguntamos para as assessorias de imprensa das blogueiras quanto elas cobram para irem a um evento e postarem no blog e Instagram. Como era de se esperar, nenhuma delas nos informou os valores. Nós pedimos também uma lista dos eventos e desfiles que elas foram durante o São Paulo Fashion Week (SPFW) Inverno 2015, e todas nos responderam, exceto Camila Coelho. A assessoria de imprensa informou que ela não participaria da matéria — a lista abaixo dos eventos que tiveram a presença de Camila foi feita pela redação do FFW de acordo com sua aparição em desfiles e compromissos durante o SPFW, com o blog de Camila e seu perfil no Instagram.
Camila Coelho é um caso à parte. Apesar de o valor dela ser o mais alto, fontes do mercado informaram que ela não teria cobrado para participar de alguns eventos durante o SPFW. Ela faz parte do F* Hits, hub de blogs que organizou um QG no Hotel Unique durante a semana de moda. No hotel, eles receberam celebridades, como a atriz Deborah Secco, que foi falar de seu novo filme. Quem também esteve lá foi o cabeleireiro Marcos Proença, e na mesma semana Camila foi a seu salão — com direito a postagem no Instagram.
Entramos em contato com três das marcas mais prestigiadas pelas blogueiras durante o SPFW. A Animale e a Riachuelo informaram que as blogueiras que foram aos desfiles não foram contratadas. Ambas as marcas acrescentaram que mantêm relacionamento com as blogueiras que, por isso, foram aos eventos. A Colcci não respondeu aos questionamentos.
É provável que na lista abaixo estejam relacionados eventos em que as blogueiras foram por conta própria, e não porque foram pagas. Mas a lista é uma estimativa de quanto elas podem chegar a faturar durante uma semana de moda.
Desfiles: 7 (Animale, Gloria Coelho, Pat Pat’s, Reinaldo Lourenço, Triton, Versace para Riachuelo e Vitorino Campos)
Evento: 1 (coquetel no lounge da Colgate)
Valor médio por aparição: R$ 40 mil
Estimativa total: R$ 320 mil
Desfiles: 14 (Animale, Apartamento 03, Colcci, Giuliana Romanno, Gloria Coelho, Iódice, Lolitta, Osklen, PatBo, Reinaldo Lourenço, Têca por Helô Rocha, Triton, Versace para Riachuelo e Wagner Kallieno)
Eventos: 4 (almoço da Riachuelo, embaixadoras P&G, exposição Move! Plasticity e lançamento da coleção de Stella McCartney para C&A)
Valor médio por aparição: R$ 25 mil
Estimativa total: R$ 450 mil
Desfiles: 6 (Animale, Apartamento 03, Colcci, Ellus, Lilly Sarti e PatBo)
Eventos: 3 (embaixadoras P&G, festa da Calvin Klein e Magnum Garden Party)
Valor médio por aparição: R$ 15 mil
Estimativa total: R$ 135 mil
Desfiles: 7 (Animale, Apartamento 03, Colcci, Lolitta, PatBo, Pedro Lourenço e Versace para Riachuelo)
Eventos: 2 (lançamento da coleção de Stella McCartney para C&A e Embaixadoras P&G)
Valor médio por aparição: R$ 25 mil
Estimativa total: R$ 225 mil