O número 213 da rue Saint Honoré em Paris, que se tornou ponto de peregrinação dos fashionistas e turistas durante os 20 anos em que foi o endereço da multimarcas Colette (fechada em dezembro de 2017), agora reabre repaginada pela Saint Laurent.
O diretor artístico da marca, Anthony Vaccarello, criou o conceito da nova loja para ser um espaço que, além de vender as coleções de prêt-à-porter femininas e masculinas da marca, também será um espaço para receber coleções e edições especiais, livros vintages, revistas, concertos e exposições. “Nós queremos ser mais imersivos para o consumidor, e possivelmente alcançar algumas pessoas que não necessariamente entrariam numa loja Saint Laurent, mas poderiam – através dessa loja – entender melhor o universo que estou tentando criar”, disse Vaccarello ao WWD. Lá os consumidores poderão comprar de shapes de skate a isqueiros assinados pela marca.
A loja deve servir de laboratório para ações que deverão ser replicadas para outras lojas da Saint Laurent pelo mundo. Los Angeles terá uma filial da loja com mesmo formato. “Acho que as lojas em geral estão chatas. Todos estão copiando todos os outros e tudo parece igual. Há muito pouco que diferencia uma marca da outra”.
O nome Saint Laurent Rive Droite (lado direito do rio) faz alusão ao nome da primeira loja aberta por Yves Saint Laurent em 1966, que se chamava Rive Gauche e ficava no clássico bairro de Saint Germain, do lado esquerdo do Rio Sena. “Meu coração fica do outro lado do rio, mas eu acho que o lado direito está mais plugado na vida real,” diz Vaccarello. “É onde a nova geração sai pra se divertir, é mais cool”.