Um dos looks da campanha de Inverno 2013 da marca Coven ©Reprodução
Recentemente contamos sobre o Fashion City Brasil, megaempreendimento previsto para 2015, em Belo Horizonte, que deve movimentar não apenas o mercado regional, mas o nacional. Leia aqui sobre o projeto.
Agora, a moda mineira dá mais um passo importante por meio de um grupo que representa características daquela região, como o trabalho manual, aliadas ao design.
O Novo Showroom, que tem lançamento marcado para esta quarta (15.05), reúne 10 marcas mineiras que já têm espaço no mercado – algumas desfilam ou já desfilaram no Fashion Rio. Barbara Bela, Condotti, Coven, Essenciale, Mabel Magalhães, Gig, Isla, Printing, Renata Campos e Vivaz são as grifes que uniram forças para se firmarem no contexto atual do mercado de moda com foco no segmento de luxo. Apesar de terem propostas diferentes, elas têm em comum o preciosismo na produção e a preservação do trabalho manual.
A iniciativa foi da estilista Marcia Queiroz, da Printing, como uma maneira de obter mais resultados no cenário da moda atual. O showroom vai ajudar a promover os lançamentos das marcas e facilitar a vida do comprador ao reunir em um mesmo espaço um bloco representativo de um segmento.
A primeira edição acontece de 14 a 18 de maio em um espaço no Itaim com a participação de mais cinco marcas convidadas. Para a ocasião, foram convidados compradores das principais multimarcas do país.
Essa é uma ótima iniciativa. A moda cresce com mais saúde se tiver companhia. Uma marca de pequeno/médio porte logo pode ser engolida ao dividir o mesmo mercado com grandes grifes. Já em grupo, dividem os custos e conseguem fazer uma frente maior, defendendo um estilo ou uma região. Unindo forças, o barulho também é mais alto.
Looks do Inverno 2013 da Printing ©Reprodução
Abaixo, Marcia Queiroz explica mais sobre o Novo Showroom:
Como começou o movimento?
A ideia de criar o NOVO Showroom veio principalmente da necessidade de unir marcas do mesmo perfil, com produtos que tivessem a mesma qualidade. Reunimos as grifes que se enquadravam neste projeto. Hoje o NOVO é uma associação, sem fins lucrativos, em que as marcas dividem os custos do evento e formam mais que um showroom, mas um grupo que pretende realizar várias outras ações na moda. O NOVO foi criado com ideias e participações de todos os envolvidos, lutando assim por uma união e mais resultados no cenário da moda atual.
Se mais grifes quiserem aderir, há espaço?
Pensamos em ter neste espaço um mix de produtos, em que o cliente possa encontrar em um showroom marcas de qualidade, que tenham um perfil e um segmento coerente, ou seja, um facilitador na hora de suas compras. Quando o NOVO foi criado, tivemos o desejo de convidar algumas outras marcas, que complementassem este mix. Assim, nesta edição temos cinco convidados, que são: Ammis, Diferenza, Madrepérola, Nana Kokaev e Verosenso.
Crescer como um grupo resulta em mais atenção para a moda mineira, uma vez que o circuito principal fica entre Rio e São Paulo?
Nos anos 1980, antes das semanas de moda surgirem no país, a moda de Minas Gerais já chamava atenção do mercado com relevância. Com o tempo esta posição se perdeu um pouco, dando uma maior visibilidade para o eixo Rio – São Paulo. As marcas mineiras sempre chamaram atenção por um produto diferenciado e de qualidade, com características únicas de trabalho manual. Acredito sim que esta união é uma forma de fortalecer e valorizar a moda produzida em Minas.
O endereço do showroom no Itaim é fixo?
O showroom acontecerá em duas edições ao ano, junto com os lançamentos que ocorrem em São Paulo, sempre no mesmo espaço.