Cami Talks: Você também vai se emocionar com a série Manhãs de Setembro

Vale assistir ao seriado que tem a cantora Liniker como protagonista

Liniker como Cassandra em Manhãs de Setembro / Reprodução
Liniker como Cassandra em Manhãs de Setembro / Reprodução

Meu marido entrou no quarto numa sexta a noite e falou: tem uma série nova legal pra gente ver. Qual, eu perguntei. Chama Manhãs de Setembro e é com a Liniker. Já despertou o meu interesse – eu sou encantada pelo sorriso da Liniker, pela figura dela e pelo o que ela representa.

Bom, basta dizer que assistimos três episódios direto naquela noite mesmo – fomos interrompidos pelo sono por volta das 23h. E matamos os últimos dois sábado de manhã, com lágrimas nos olhos.

Manhãs de Setembro tem direção cuidadosa de Luis Pinheiro e um elenco afinado: além de Liniker, ainda conta com Paulo Miklos, Gero Camilo, Thomas Aquino, Karine Teles e Linn da Quebrada.

Liniker vive Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl em São Paulo durante o dia e à noite canta num bar. Cassandra não tem uma vida fácil, mas vive um bom momento: está descobrindo o amor no namoro com Ivaldo e acaba de alugar sua própria kitnet. Mas essa sensação de estabilidade vem abaixo quando bate à sua porta uma amiga com quem teve uma noite de amor no passado. Ela chega acompanhada de Gersinho, um menino de 10 anos fruto daquela noite. Ambos chegam procurando pelo pai sem saber os rumos que a vida de Cassandra tomou.

Esse conflito e seus desdobramentos são interessantes e não se passam apenas entre Cassandra e Gersinho. Muitas vezes ela tem que se reafirmar mulher para as pessoas que cruzam o seu dia – clientes do aplicativo de entrega, por exemplo, que insistem em trata-la no masculino.

Esta é a estreia (nota 10) de Liniker em filme/série e sua atuação fica com a gente por algum tempo ainda após terminarmos os episódios. Vemos em seu rosto fechado toda a sua dor, suas dúvidas e cansaço. E sua força também. O rosto dela mostra uma coisa, mas conseguimos sentir o que está por trás da máscara. Eu chorei inúmeras vezes e a cena final é um presente.

Vale destacar que no país onde mais morrem pessoas trans assassinadas, ter um roteiro com uma protagonista como Cassandra é de grande valor e importância. A série fala sobre vida real, afeto, amizade e o significado de família – e por isso faz com que qualquer pessoa possa se identificar com ela. E se você terminar de assistir com vontade de ver mais, como eu, a segunda temporada já está confirmada.

Aprendizados na relação entre Cassandra e Gersinho / Reprodução
Aprendizados na relação entre Cassandra e Gersinho / Reprodução

Manhãs de Setembro está sendo exibida pelo Prime Video.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×