FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A moda e as redes sociais: o novo papel da tecnologia nas semanas de desfiles
    A moda e as redes sociais: o novo papel da tecnologia nas semanas de desfiles
    POR Redação

    Página inicial da ação do Pinterest em parceria com as semanas internacionais de moda ©Reprodução

    “Para as grifes, ter uma abordagem mais ampla e digitalmente inclusiva em relação às semanas de moda é agora tão necessário quanto ter modelos em seus desfiles”, sentencia o “WWD” em reportagem sobre como as redes sociais estão afetando o formato tradicional de apresentação de coleções. De fato, considerando-se que Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube e Facebook representam oportunidades para os designers divulgarem suas propostas muito além das passarelas, não é de se espantar que a relação entre moda e novas tecnologias tenda a ficar cada vez mais estreita.

    Nesta temporada internacional de Verão 2014, que começou na quinta-feira (05.09) em Nova York, nota-se uma comoção especial com o anúncio de várias parcerias de representantes da indústria + redes sociais. Entre as principais iniciativas, estão:

    Instagram:

    – Rachel Zoe, Michael Kors, Rebecca Minkoff, Coco Rocha e mais insiders foram convidados a publicar fotos e vídeos do seu dia-a-dia, marcados com a hashtag #dayinthelife
    – Telões foram instalados no Lincoln Center e Milk Studios para mostrar em tempo real fotos do Instagram com hashtags como #NYFW e #MBFW (Mercedes Benz Fashion Week)

    Twitter e Vine:

    – O CFDA, Eva Chen e Tim Gunn foram convidados a criar vídeos especiais de seis segundos, marcados com a hashtag #fashioninmotion
    – Kenneth Cole, Rebecca Minkoff e mais insiders foram convidados a criar breves vídeos marcados com #behindthefashion para mostrar os bastidores de seus desfiles
    – O Made Fashion Week do Milk Studios vai promover sessões de pergunta-e-resposta pelo Twitter com novos designers

    Tumblr:

    – O Tumblr pegou 20 de seus maiores bloggers e armou parcerias com grifes como Marc Jacobs, Oscar de la Renta, Calvin Klein e Thakoon durante alguns dias antes do início da temporada, para a geração de conteúdo especial para a plataforma

    Pinterest:

    – O Pinterest criou uma ação especial no pinterest.com/fashionweek, como já falamos aqui

    Como em qualquer movimento que se inicia, porém, não é possível falar em unanimidades. Neste Verão 2014, a Oscar de la Renta, justamente uma das grifes que mais se destacam por sua presença forte nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Pinterest, surpreendeu ao anunciar um corte considerável na lista de convidados “físicos” de seu desfile em Nova York sob a justificativa de que os interessados podem ver o desfile online pouco tempo depois, “o que faz eventos grandiosos perderem o sentido”. A decisão revela uma faceta contraditória deste momento da moda, com a ampliação do acesso aos desfiles criando uma vontade do retorno às apresentações menores e mais intimistas.

    Afinal, o movimento atual é dar cada vez mais acesso à passarela e a tudo o que diz respeito ao processo de criação e desenvolvimento das coleções, e tanto as marcas quanto as redes sociais a princípio parecem se beneficiar com a divulgação de suas imagens e com o aumento da audiência, respectivamente. Mas, como analisa o “WWD”, ainda não se sabe se esse esforço faz com que as grifes conquistem novos seguidores – e, mais importantemente, se isso faz com que os consumidores comprem mais roupas.

    Lá em 2010, quando começava o boom das redes sociais e marcas como Burberry investiam pesado em transmissões ao vivo e ferramentas que permitiam a compra quase que imediata das roupas mostradas na passarela, Tom Ford causou ao virar as costas para o imediatismo da internet, proibindo câmeras fotográficas e a divulgação de imagens não-oficiais do primeiro desfile de sua grife homônima. “Eu não entendo por que todos precisam ver tudo online um dia após o desfile. Eu não acho que sirva o consumidor, que é o principal foco do negócio”, ele já questionava.

    Não deixe de ver
    Yukio dá novo significado ao resort
    Os lançamentos mais quentes da semana segundo os editores da FFW
    Seu Jorge, Erika Hilton, Betty Faria e mais famosos no desfile da Misci
    “Sou uma marca global baseada em São Paulo. E sou um designer brasileiro”
    PROTECT THE DOLLS: a t-shirt que arrecadou mais de 252 mil dólares a causa trans
    Coco Gauff assina coleção com Miu Miu e New Balance
    Chanel anuncia Kendrick Lamar como novo embaixador
    De volta ao jogo: Kaká é o rosto da collab entre Kith e adidas Football
    A$AP Rocky assina sua primeira coleção com a Ray-Ban
    Diretores criativos devem seguir o legado da marca ou criar uma nova estética?
    FFW