FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A nova geração de Bettys Catroux no Inverno 20 da Saint Laurent
    A nova geração de Bettys Catroux no Inverno 20 da Saint Laurent
    POR Augusto Mariotti

    Anthony Vaccarello nos trouxe para as margens do Sena, mais precisamente à Place du Trocaderó, de frente para a Torre Eiffel, um lugar do passado para nos mostrar sua visão de futuro para a Saint Laurent em sua melhor coleção desde que assumiu a direção criativa da Maison em 2016. A marca, que faturou em 2017 mais de US$ 1 bilhão, é atualmente uma das estrelas do portfólio de marcas do grupo Kering e tem feito um dos maiores desfiles da semana de moda parisiense.

    A cena

    A tenda espelhada onde aconteceu o desfile da Saint Laurent. foto: Augusto Mariotti

    A tenda espelhada onde aconteceu o desfile da Saint Laurent. foto: Augusto Mariotti

    Uma tenda gigante toda de espelho fragmentado já podia ser vista dias antes por ali e despertava a curiosidade dos milhares de visitantes que circulam pelo ponto turístico todos os dias. O projeto, criado por Alexandre de Betak, do Bureau Betak, era impressionante por fora e por dentro.  No interior todo escuro como um club, uma passarela de mais de 60 metros percorria horizontalmente o espaço. De um lado a plateia, de outro um paredão de espelhos à frente de um jogo de luzes que criavam um efeito de tridimensionalidade ao piscarem de forma sincronizada. Ao caminharem paralelas ao espelho, as modelos se multiplicavam.

    The girl next doorcaptura-de-tela-2019-02-27-as-11-56-14

    Vaccarello escolheu a modelo brasileira Anna Herrera para abrir o desfile, num look em alfaiataria de casaco de lã de ombros exagerados sobre smoking de cetim (o look mais emblemático de monsieur Saint Laurent) sem camisa, substituída aqui por um top transparente. A imagem já dava os primeiros sinais do que veríamos a seguir.

    Os ombros, a alfaiataria e o espírito rock’n’roll dos anos 80

    O designer então remixou muitos dos códigos visuais mais notáveis de Saint Laurent, do clássico smoking das mulheres aos bordados étnicos e exóticos a casacos de pele para os homens. O exagero nas proporções remetem aos anos 80, principalmente nos ombros em forma triangular e nos laços gigantes e a silhueta alongada. O casaco branco em alfaiataria, de ombros exagerados no segundo look, atingiu a perfeição.

    Veja a coleção completa da Saint Laurent Inverno 20

    Muitos tops transparentes sob jaquetas dignas das estrelas do rock, em veludo e bordadas, combinadas a shorts extra-curtos e saltos altíssimos, já nascem hits para a nova geração de garotas notívagas.

    Para completar a festa, não poderiam faltar alguns vestidos de noite. Eles vieram super curtos, com nós e laços de um metro extrapolando os ombros em ângulos retos, em paetês pretos e de decotes recortados.

    Uma ode à Betty Catroux

    A new face Wilma Sjöberg

    A new face Wilma Sjöberg encarna Betty Catroux

    Julia Nobis e a new face Vilma Sjöberg eram a imagem e semelhança de Betty Catroux, a musa de Yves Saint Laurent, reconhecida por sua franja loira curta e seus inseparáveis pares de óculos escuros. Uma marca registrada de Betty desde sempre.

    Betty Catroux, a verdadeira, e Yves Saint Laurent no começo dos anos 2000.

    Betty Catroux, a verdadeira, e Yves Saint Laurent no começo dos anos 2000.

    A música

    A trilha enérgica e às vezes perturbadora foi criada especialmente para o desfile por Sebastian, um dos produtores do selo francês Ed Banger.

    Glow in the darkntm4lmpwzw

    Ao apagar das luzes, após o último look ser desfilado por Freja Beha, o momento surpresa: mais de vinte modelos marchando em uma escuridão quase completa, atrás da parede de espelhos refletores vestindo looks de plumas e gráficos fluo, brilhavam e se multiplicavam. Parecíamos estar dentro da tela de jogo de um videogame da Nintendo.

    Ao sair do espaço, dar de cara com a Torre Eiffel iluminada nos trouxe de volta a vida real de Paris.

    Na galeria as celebridades e VIPs presentes no desfile.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW