FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Alexander McQueen e Cordel: Investigamos a suposta apropriação cultural da marca

    Acusações sobre suposta apropriação cultural do cordel nordestino surgiram nas redes sociais. Mas foi o caso?

    Roupas: Alexander McQueen, Arte: J.Borges | Créditos: Memorial J.Borges | Reprodução

    Alexander McQueen e Cordel: Investigamos a suposta apropriação cultural da marca

    Acusações sobre suposta apropriação cultural do cordel nordestino surgiram nas redes sociais. Mas foi o caso?

    POR Luxas Assunção

    Matéria atualizada em 31.05.2021

    Na última semana, a coleção de Pre-Fall/Fall 2021 da Alexander McQueen causou a ira dos brasileiros devido a um suposto plágio ou apropriação da cultura nordestina, mais especificamente da xilogravura e da estética do cordel. Diversos comentários na publicação da coleção no Instagram da marca a acusavam de se apropriar da xilogravura e do cordel nordestino e pediam algum tipo de crédito e retratação. 

    A marca recebeu centenas de críticas nas redes sociais e milhares de curtidas nos comentários que a acusavam da apropriação, além de posts denunciando o suposto incidente, sobre os quais a marca não se manifestou (até a data dessa matéria).

    comentários no instagram da marca acusando a suposta apropriação. reprodução

    comentários no instagram da marca acusando a suposta apropriação. reprodução

    Em uma série de peças da coleção foram utilizadas técnicas de estamparia que lembram a estética do Cordel, gerando comparações com o trabalho de J.Borges e outros artistas brasileiros. As semelhanças entre a estética usada nas peças e os trabalhos da xilogravura de cordel realmente saltam aos olhos. Afim de tentar encontrar respostas concretas se foi ou não plágio e apropriação, entramos em contato com o Memorial J.Borges (que guarda a obra do mestre J. Borges) bem como outros artistas de Cordel, que não comentaram, mas mesmo assim, decidimos continuar em busca de respostas.

    Na mídia e nas redes sociais, a marca descreve as estampas como Papercut (técnica artística de corte em papel) de Hidden London Seals, o que seriam “Selos de Londres”, espécies de emblemas historicamente utilizados na cultura britânica.

    No Instagram, o criador de conteúdo Igor Frossard apontou que a marca historicamente já havia feito estampas com esses grafismos e o a técnica do papercut: “Parecia difícil que aquelas formas fossem de xilogravura, alguns desenhos a gente já tinha visto em coleções anteriores. Inclusive esse estilo de arte papercut é utilizado em estampas, rendas e aplicações desde que a marca ainda estava sob a direção do próprio McQueen”.

    Em ordem: Alexander Mc Queen, Arte mexicana de Papel Picado e Rob Ryan

    Em ordem: Alexander Mc Queen, Arte mexicana de Papel Picado e Rob Ryan

    É verdade: a marca tem uma longa história de trabalhos com impressão de tecidos, rendas e técnicas semelhantes ao papel picado. Os pássaros, bem como o coração e outros elementos, já apareceram em coleções anteriores com os mesmos grafismos, provenientes da impressão sobre o tecido.

    As duas primeiras: Vintage Alexander McQueen e a última Fall 2021 Alexander McQueen

    As duas primeiras: Alexander McQueen Circa 2009 e a última Fall 2021 Alexander McQueen

    Para somar à discussão, conversamos com o gravador, xilógrafo e professor Francisco Maringelli, especialista em xilogravura sobre a existência ou não da apropriação e do plágio nesse caso. Maringelli aponta que apesar de existir uma similaridade com a fatura gráfica do cordel e da xilogravura, os elementos não parecem tipicamente da xilogravura de Cordel brasileira. Além disso, Francisco também afirma que os traços não parecem ter a força expressiva do trabalho habitual de J.Borges ou outros artistas de Cordel.

    A prática da xilogravura e do Papercut são difundidas em diversas culturas. Por exemplo, quando falamos de xilogravura, é importante considerar a que técnica não é exclusiva do Brasil, apesar do nosso trabalho ser internacionalmente reconhecido. A técnica milenar de pintura em madeira tem uma forte história no Japão, bem como na Europa, principalmente na Alemanha e na França. Essa é uma história que muitas vezes se confunde com a da comercialização do papel e da impressão.

    Munakata Shiko, xilógrafo japonês.

    Munakata Shiko, xilógrafo japonês.

    A cultura brasileira é extremamente rica e apropriações e cópias de fato acontecem, mas esse não parece ter sido o caso da coleção de Sarah Burton para a Alexander McQueen. Enquanto as similaridades com a xilogravura de cordel existem, a compreensão da técnica da arte em papel, os formatos dos elementos e o entendimento que a xilogravura é uma técnica presente em muitas outras culturas nos levam a outras conclusões.

    Após publicarmos essa matéria, a família de J. Borges se manifestou, em matéria do jornal Diário do Nordeste. Paulo Borges, filho do artista, comentou: “Eu dei uma olhada bem detalhada e vi que não tem nada dele. Ainda arrisco em dizer que é a mesma técnica da xilogravura, porém não é da gente”.

    Também na mesma matéria, outra especialista opina, Renata Santiago, estilista a professora universitária “Alexander McQueen, o enfant terrible criador da marca, era um defensor ferrenho de suas origens escocesas e inglesas. Suas referências sempre beberam no passado europeu medieval apresentando formas híbridas que contrapõem o formal e o informal, a simplicidade e a opulência das formas e a união contrastante de tradições culturais”.

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW