FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alta Costura: o que é, quanto custa, quem faz e quem compra
    Looks de Alta-Costura da Dior por Raf Simons ©Cortesia: Dior
    Alta Costura: o que é, quanto custa, quem faz e quem compra
    POR Camila Yahn

    *Esta matéria foi publicada originalmente em julho de 2015 e atualizada em janeiro de 2021.

    A semana de Alta Costura começa no próximo domingo (05.07) e com ela vêm não apenas algumas das imagens mais lindas da moda, como os maiores sonhos de um grupo seleto de estilistas são colocados em prática, tendo como ferramenta a expertise de artesãos que transformam esses sonhos em realidade. Abaixo, saiba mais sobre esse mercado minúsculo, mas cuja beleza tem grande alcance.

    O que designa Alta Costura?

    valentino verão 21. foto: cortesia valentino

    valentino verão 21. foto: cortesia valentino

    O que caracteriza a Alta-Costura é a moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é couture é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas anualmente. O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Há regras rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um staff em tempo integral de 15 pessoas, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.

    Algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho feito pelas mãos mais habilidosas do mercado. Lady Amanda Harlech, colaboradora antiga de Galliano e veterana da Couture (trabalhou 18 anos na Chanel), conta que um terno da marca é feito por duas pessoas trabalhando o dia inteiro por duas semanas. Normalmente, horas, dias e até semanas são gastos na confecção de uma peça de AC. É uma obra de arte, mas usada em um corpo. Musa da Chanel, Caroline Sieber conta o que é tão especial na Alta-Costura. “Você já comprou alguma peça? É como abrir a caixa de Pandora: não tem volta”.

    Basicamente, hoje a Alta-Costura é definida por: criatividade e experimentação, expertise antiga e dinheiro novo.

     

    A Alta-Costura tem a ver com técnica e não com preço. É um segmento com pouquíssimos clientes e que não rende lucros para as empresas. Qual é o ponto então? Assim como as marcas de carro mostram sua expertise por meio da criação de supermáquinas, os estilistas usam a AC como um posicionamento, uma forma de mostrar suas maiores habilidades técnicas e criativas. Todos os limites são mais elásticos, já que o budget sai como se fosse uma estratégia de marketing.

    As redes sociais ajudaram a Alta-Costura a se tornar um mundo de inspiração e delírio mesmo para quem não pode comprar. E ainda detona tendências, como aconteceu com os tênis vistos nas passarelas de AC da Chanel e Dior.

    A Chanel viu suas vendas de Couture aumentarem 20% com a coleção de Verão 2014. E no início do mesmo ano, a Valentino esperava um aumento de até 35% nas vendas do segmento, segundo o WWD.

    O tapete vermelho é fundamental e uma das justificativas de a Alta-Costura ainda existir, já que não há vitrine melhor para inspirar glamour e sonho.

     

    QUEM FAZ ALTA COSTURA?

    Looks de Alta-Costura da Dior por Raf Simons ©Cortesia: Dior

    Looks de Alta-Costura da Dior por Raf Simons ©Cortesia: Dior

    Fazem parte da Federação Francesa de Alta Costura as casas Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Valentino, Givenchy, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi, Giorgio Armani Privé, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Franck Sorbier e Iris Van Herpen.

     

    QUANTO CUSTA ALTA COSTURA?

    Imagem do backstage de Alta-Costura de Elie Saab ©Cortesia: Elie Saab

    Imagem do backstage de Alta-Costura de Elie Saab ©Cortesia: Elie Saab

    Preço não é uma preocupação para as cerca de quatro mil consumidoras globais de Alta-Costura. Uma peça sem muitos ornamentos pode começar nos US$ 10 mil, de acordo com um artigo publicado no “The Telegraph”. Já para os modelos de noite, o céu é o limite, com o preço batendo na casa dos milhões quando pedras preciosas são usadas.

    Algumas clientes olham para a Alta-Costura com naturalidade. “É como mandar fazer um terno na Savile Row”, simplifica Daphne Guinness, adepta do Couture há 30 anos, referindo-se à luxuosa rua dos alfaiates em Londres.

     

    QUEM COMPRA?

    Backstage do desfile de Alta-Costura da Valentino ©Cortesia: Valentino

    Backstage do desfile de Alta-Costura da Valentino ©Cortesia: Valentino

    Estima-se que há cerca de quatro mil clientes de Alta-Costura no mundo. Para se ter uma ideia, Jean Paul Gaultier diz que de todas as suas clientes, cerca de 60 consomem Couture. Aliás, cliente é um termo chulo para defini-las. Na Alta-Costura, elas são colecionadoras.

    Há também, entre as marcas, uma percepção de que a idade da compradora está diminuindo. A Dior diz que a faixa etária baixou de 40 anos para 30. Veja algumas razões: 1) as roupas são mais usáveis hoje do que antigamente; 2) jovens consumidoras milionárias fazem vestidos de noivas e outras celebrações importantes com estilistas de Alta-Costura, sendo sua “passagem” para esse universo de luxo sem fim; 3) elas logo passam a ser paparicadas pelas marcas e recebem convites de fila A para ver os desfiles e, sem seguida, fazer suas encomendas; 4) é um sinal de status dentro de seu grupo e nada mais original do que uma peça de AC, feita sob medida, ao seu gosto.

    O dinheiro vem de família ou de casamentos, que resultam em verdadeiras histórias de Cinderela. Há muitos casos de mulheres que tiveram uma vida dura, trabalharam como garçonete ou modelo b, mas casaram-se com bilionários, normalmente magnatas russos do mercado imobiliário, ou sheiks.

    Além das jovens herdeiras, estima-se que outra fatia de público que está aquecendo o segmento são as empresárias da área de tecnologia, maduras profissionalmente, porém ainda jovens, e que ganham uma fortuna por mês.

    Um porta-voz da Atelier Versace já disse que as brasileiras encomendam pela internet e depois vão para a Itália fazer as provas de roupa.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024