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Se antes jornais eram considerados meios para levar a publicidade de produtos a seus leitores, a versão internacional do “New York Times”, o “International Herald Tribune”, levou a ideia a um nível totalmente novo (e comercial). O jornal fechou uma parceria com o site Couturelab.com, que faz curadoria e vende online produtos luxuosos (de joias a objetos de decoração), para oferecer um site que vende produtos selecionadíssimos, o IHTGiftStore.com.
O Couturelab.com foi criado por Carmen Busquets, co-fundadora e investidora do net-a-porter.com. A ideia do Couturelab.com é vender produtos raros e funcionar como um laboratório de ideias. Já a loja de presentes do “IHT” oferece uma seleção de presentes garimpados de artesãos, artistas, designers e marcas curadas pelo Couturelab.com (os dois são parecidos, mas a junção traz o nome e credibilidade de um com a expertise do outro).
Os consumidores têm a opção de pesquisar presentes para homens, mulheres, para casa e com a temática do Natal (época boa para lançar uma loja de presentes, não?). O site ainda conta com uma ferramenta para compartilhar listas de presentes com os amigos.
Decoração, joias, livros e até jogos de tabuleiro estão diponíveis na loja ©Reprodução
O publisher do “IHT”, Stephen Dunbar-Johnson, que esteve no Brasil para a conferência Hot Luxury, defende a loja do jornal curada pelo Couturelab.com como uma parceria ideal para a publicação, já que o site, segundo ele, tem foco na qualidade, herança e habilidade, que se encaixa perfeitamente nos valores do jornal.
Navegando pelo site, é possível encontrar vários itens bacanas para presentear, mas ele não faz entregas para o Brasil. Há livros em edições especiais, joias, acessórios e objetos de decoração, entre outros produtos. O preço é salgado (uma xícara para chá pode passar dos 180 dólares); o foco da loja é, de fato, o mercado de alto padrão. Essa ação mostra como o jornal está se virando e se adaptando em tempos de crise.