01.08.2018 / Moda / por

Assista Catwalk, o filme de 1995 que documenta o glamour das Supermodels

captura-de-tela-2018-08-01-as-11-13-33

Fuçando pelo Youtube em busca de raridades (um de meus passatempos favoritos) me deparei com um link em preto e branco com o rosto de Naomi Campbell, novinha, 20 e poucos e anos. Havia encontrado o raríssimo documentário “Catwalk”, de 1995, recém postado no Youtube. Segundo o usuário, ele digitalizou uma VHS com o material raro.

a capa da VHS do filme
A capa da VHS do filme

Catwalk foi dirigido por Robert Leacock (também diretor no programa Saturday Night Live nos anos 80) e filmado em 1993. Robert acompanhou as Supermodels Christy TurlingtonNaomi CampbellYasmin Le BonKate MossCarla Bruni durante uma temporada de verão de desfiles entre Milão, Paris e Nova York (que nessa época ainda encerrava o mês de desfiles).

Filmado praticamente todo em preto e branco, com poucos momentos em cor, o documentário retrata muitos backstages da moda. Ver em ação Gianni Versace (que morreria assassinado quatro anos depois) dirigindo um photoshoot, Jean Paul Gaultier ou John Galliano ensaiando o andar de Kate Moss nos seus primeiros desfiles chega a ser emocionante. Até Sharon Stone chega a fazer uma pequena participação no filme.captura-de-tela-2018-08-01-as-11-08-45

O filme foca principalmente em Christy e retrata a modelo chegando e saindo dos backstages dos desfiles, seus encontros com as outras amigas supermodels e um jantar com Azzedine Aläia. Carla Bruni, por exemplo se revela uma das mais divertidas e humoradas com ótimas tiradas. O episódio de Nova York é marcado pela presença do estilista Isaac Mizrahi e seu humor particular. Izaac também foi motivo de um outro documentário de grande sucesso na época, o Unzipped. Mas esse é assunto para outro post.

A trilha sonora assinada por Malcom McLaren (empresário dos Sex Pistols e ex-marido de Vivienne Westwood) é um dos pontos altos do documentário de uma hora e meia.

Pegue sua pipoca e se delicie relembrando (ou descobrindo) o quão glamuroso eram os tempos das tão faladas supermodels.


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×