FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Assista Catwalk, o filme de 1995 que documenta o glamour das Supermodels
    Assista Catwalk, o filme de 1995 que documenta o glamour das Supermodels
    POR Augusto Mariotti

    Fuçando pelo Youtube em busca de raridades (um de meus passatempos favoritos) me deparei com um link em preto e branco com o rosto de Naomi Campbell, novinha, 20 e poucos e anos. Havia encontrado o raríssimo documentário “Catwalk”, de 1995, recém postado no Youtube. Segundo o usuário, ele digitalizou uma VHS com o material raro.

    a capa da VHS do filme

    A capa da VHS do filme

    Catwalk foi dirigido por Robert Leacock (também diretor no programa Saturday Night Live nos anos 80) e filmado em 1993. Robert acompanhou as Supermodels Christy TurlingtonNaomi CampbellYasmin Le BonKate MossCarla Bruni durante uma temporada de verão de desfiles entre Milão, Paris e Nova York (que nessa época ainda encerrava o mês de desfiles).

    Filmado praticamente todo em preto e branco, com poucos momentos em cor, o documentário retrata muitos backstages da moda. Ver em ação Gianni Versace (que morreria assassinado quatro anos depois) dirigindo um photoshoot, Jean Paul Gaultier ou John Galliano ensaiando o andar de Kate Moss nos seus primeiros desfiles chega a ser emocionante. Até Sharon Stone chega a fazer uma pequena participação no filme.captura-de-tela-2018-08-01-as-11-08-45

    O filme foca principalmente em Christy e retrata a modelo chegando e saindo dos backstages dos desfiles, seus encontros com as outras amigas supermodels e um jantar com Azzedine Aläia. Carla Bruni, por exemplo se revela uma das mais divertidas e humoradas com ótimas tiradas. O episódio de Nova York é marcado pela presença do estilista Isaac Mizrahi e seu humor particular. Izaac também foi motivo de um outro documentário de grande sucesso na época, o Unzipped. Mas esse é assunto para outro post.

    A trilha sonora assinada por Malcom McLaren (empresário dos Sex Pistols e ex-marido de Vivienne Westwood) é um dos pontos altos do documentário de uma hora e meia.

    Pegue sua pipoca e se delicie relembrando (ou descobrindo) o quão glamuroso eram os tempos das tão faladas supermodels.

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW