09.12.2015 / Moda

Cara Delevingne é acusada de plágio de blusa feminista

A estampa que foi lançada em 1975, copiada pela modelo
A estampa que foi lançada em 1975, copiada pela modelo

A top Cara Delevingne está envolvida em nova polêmica. Dessa vez, é acusada de plágio de uma camiseta com dizeres feministas, lançada nos anos 70 e comercializada até hoje pela marca californiana “Otherwild“. Originalmente, a blusa havia sido criada para a inauguração da “Labyris Books“, primeiro espaço e livraria de Nova York inteiramente dedicada às mulheres.

Desde outubro, Cara e sua namorada, a cantora St. Vincent, têm sido vistas ao redor do mundo usando a peça criada pela marca californiana. Cara, inclusive, recebeu uma blusa de presente de St. Vincent antes mesmo de decidir comercializar o slogan por conta própria. Além delas, Lena Dunham também já vestiu a camisa feminista.

“Muitos de vocês têm pedido uma blusa dessas, então eu decidi colocá-la à venda, com lucros indo direto para a Girl Up!” (projeto das Nações Unidas que apóia jovens e adolescentes mulheres ao redor do mundo). Quase imediatamente, um perfil do instagram que reúne imagens históricas e representativas da comunidade lésbica acusou Cara de plagiar a original, da “Otherwild“.

b

A blusa de Cara está sendo vendida no site Represent.com e custa U$39,99, quase 10 dólares mais cara que a versão original. A meta de venda de 500 peças já foi ultrapassada e, hoje de manhã (09.12), já contava com mais de 1.400 compras. Em entrevista ao “Jezebel“, site de moda e estilo com pegada feminista, Rachel Berks, dona da “Otherwild“, que desde o início do ano detém os direitos de imagem da estampa, diz que “o relançamento e reestilização do slogan é protegido por leis de proteção de direitos autorais, que definem que qualquer reprodução tenha que ser no mínimo 20% diferente do original”. Pano pra manga!

 

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×