Por Mariáh Cidral
Se tem algo que aprendemos com Miranda Priestly no filme O diabo veste Prada (2006), é que nada é por acaso na indústria da moda. Cada marca tem sua própria história e cada designer projeta sua energia em suas criações em meses de trabalho até revelar sua coleção, tornando o sonho em realidade durante os desfiles das semanas de moda.
Como mestranda em moda e hoje especialista em tendências, tive a oportunidade de participar de vários desfiles tanto no backstage – trabalhando com os designers e modelos – quanto assistindo e escrevendo sobre eles para sites de moda na Europa. Posso dizer que participar de um desfile de moda é um momento mágico: as luzes se apagam, a música toca e ali presenciamos durante alguns minutos o resultado de trabalho realizado por dezenas ou até centenas de pessoas por no mínimo três meses. Por isso eles devem ser analisados com o mesmo respeito pela crítica.
Mas em um cenário de mundo atual onde todos avaliam e opinam sobres desfiles e tendências, será que não acabamos apenas repetindo o que ouvimos ou lemos por aí e analisando tudo de forma bidimensional e as vezes rasa? É Importante entendermos que a nossa opinião sobre uma coleção não é uma crítica em si.
Você pode se perguntar como os cool hunters, os editores de moda, jornalistas e buyers interpretam as imagens e looks apresentados nas passarelas e os traduzem em uma mensagem entendível e desejável para o grande público? Como interpretar e criticar o que vemos a cada estação?
Antes do surgimento da Internet, analistas de tendências realizavam grande parte de suas pesquisas em desfiles de moda, onde observavam os looks mais promissores para serem transformados em produtos e conteúdo para publicações de moda. Aproveitando que a São Paulo Fashion Week e a Paris Fashion Week masculina começam nesta nesta semana, separei algumas dicas e truques para você analisar um desfile e detectar novas tendências como um verdadeiro cool hunter.
Comece a sua análise pelo contexto
Antes de assistir ao desfile você deve se perguntar:
>>Para quem é esse desfile? Quem é o público alvo da marca? Seria um público mais abrangente ou de nicho? E qual nicho?
>>Qual é o background acadêmico e profissional do designer? Em qual momento da carreira o designer se encontra (inicio, ascensão, auge, declínio)?
>>Em qual contexto social a marca está inserida? Quais são os eventos atuais que impactam a comunidade e o público alvo da marca?
E ENTÃO ANALISE O CONTEÚDO
A segunda parte da análise consiste em analisar o conteúdo em si do desfile e isso vale tanto para desfiles físicos quanto digitais:
>>Tenha em mente que um desfile é uma história sendo contada.
>>Geralmente nos desfiles, os designers preparam um release para os convidados. Com os desfiles digitais, as marcas passaram a compartilhar esse material em suas redes sociais. Sempre leia os posts das marcas antes ou depois do desfile.
>>Saiba que o primeiro look a ser desfilado é muito importante pois ele dá o tom da história que será contada com os outros looks que virão na sequência. Normalmente, o restante do desfile serve para entendermos os detalhes da narrativa. Já o último look é também muito importante pois ele fecha a história e muitas vezes é o mais artístico, o mais ousado. Lembre-se: uma coleção deve ser coesa em sua aparência geral, mas construída em drama, por isso vemos looks extravagantes e diferentes.
>>Ao analisar os looks, repare também nas influências e inspirações, cartela de cores, texturas, estampas, cortes, dimensões e formas que o designer usou.
>>Repare que a escolha dos modelos também é essencial, pois personifica a coleção.
>>A beleza é outro ponto a ser considerado na narrativa. Além disso, cabelo, unhas e maquiagem usados pelas modelos impactam muitas tendências do setor.
>>Ouça com atenção a música escolhida para o desfile, ela dá o ritmo e cria a atmosfera desejada.
>>Por fim, a locação e os elementos cenográficos e de decoração finalizam a experiência e história a ser contada no desfile.
Parece muita coisa, mas com o tempo e prática isso acaba se tornando mais natural. Um exercício interessante a se fazer é assistir a um desfile (online mesmo) e enquanto você vê os modelos desfilando, tente descrever e escrever o que você está vendo usando palavras que descrevem emoções e adjetivos e considerando todos os pontos de análise mencionados. Se for preciso, assista novamente o desfile e então escreva a sua crítica baseada em todas as informações que você coletou e lembre-se, não é sobre a sua opinião pessoal.
Além de passar a analisar de maneira mais crítica as coleções apresentadas, seguindo esses passos você já também poderá detectar novas tendências, pois a sua bagagem de história e conhecimento sobre moda se amplia assim como o seu olhar, que fica mais aguçado e treinado.
E você pode aprender mais sobre a detecção de novas tendências de moda e comportamento: dias 5, 7 e 12 de julho teremos a uma nova edição do curso Coolhunting – Edição Especial Alta Costura. No curso você aprenderá as teorias e diversas práticas do coolhunting em uma parceria entre a Clémentine Paris – Bureau de Tendance e o FFWaprender.
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