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    Conheça as chuteiras mais usadas pelos jogadores na Copa do Mundo 2014
    Conheça as chuteiras mais usadas pelos jogadores na Copa do Mundo 2014
    POR Redação

    Dificilmente exista alguém que acompanhe a Copa do Mundo e que nunca tenha comentado sobre as chuteiras dos jogadores. Elas são tão coloridas e chamativas que é impossível não prestar a atenção e até ter a sua favorita — mesmo para alguém que não jogue futebol e não tenha a menor pretensão em ter uma chuteira.

    Praticamente só aparecem três marcas nos pés dos jogadores nesta edição da Copa: Nike, Adidas e Puma, assim como nos uniformes. Nem sempre foi assim. Em outros mundiais, marcas como a Mizuno já tiveram muito mais importância. Sobre as cores, a mudança é ainda mais evidente. A tradicional chuteira preta de tempos atrás apareceu nos pés de dois ou três jogadores até agora, praticamente banida dos campos.

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    O formato também varia. Nesta edição, a chuteira com formato botinha está muito mais popular. Jogadores como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi usam os calçados sob medida, moldados aos seus pés, de forma que não é necessária uma adaptação. As peças são praticamente feitas à mão.

    Veja a lista dos estilos mais recorrentes nos campos desta Copa do Mundo:

     Botinha

    Em campo, as chuteiras com o cano um pouco mais alto chamam a atenção (é verdade que não apenas pelo modelo, mas também pelas cores). Os dois modelos acima são lançamentos da Nike para a Copa do Mundo 2014. A da esquerda é a Magista Obra FG, supertecnológica e feita para ficar mais ajustada no pé (leia mais sobre a chuteira no final deste texto). Custa R$ 1.299,90 no site da Nike.  A da direita é a Mercurial Superfly, que sai pelo mesmo preço no e-commerce da marca. A empresa ainda criou um tênis para os mortais, o Free Mercurial Superfly HTM, inspirado nos avanços tecnológicos da marca. É superexclusivo, e entra em pré-venda na popup store da Nike, em São Paulo, neste domingo (06.07), quando haverá festa para convidados no local. Fotos: ©Divulgação

    Textura

    Para a Copa 2014, a Adidas lançou um pacote de chuteiras chamado Battle Pack. A primeira da esquerda para a direita na foto é a Adipure 11 Pro, a chuteira mais confortável e clássica da Adidas, que sai por R$ 799,90 no site da marca. A seguinte é a Predator Instinct, cuja principal diferença em relação à coleção Samba são essas ranhuras laterais para evitar que a bola escorregue (no shop da marca custa R$ 799,90). A chuteira do meio é a Adizero F-50, feita especialmente para Messi, que ganhou tons de azul para homenagear a seleção argentina (R$ 999,90). A penúltima é a Nitrocharge, lançada ano passado para Copa das Confederações (o valor é de R$ 799,90 na loja online da marca). E a da direita é a Adizero F-50, modelo de velocidade da Adidas (que custa R$ 899,90 no e-commerce da Adidas). Foto: ©Divulgação

    Um pé de cada cor

    A Puma lançou dois modelos de chuteiras para a Copa do Mundo: a EvoSpeed (foto acima) e a EvoPower. Ambos modelos estão disponíveis em diversas cores, mas a que pegou mesmo é a opção que traz um pé em rosa e outro em azul, vistas nos pés de jogadores como o atacante Agüero, da Argentina. Sai por R$ 699,90 tanto a EvoSpeed como a EvoPower. Foto: © Divulgação

    Nike x Adidas

    A Nike lançou para a Copa a Magista Obra FG, chuteira feita com a tecnologia Flyknit (a mesma usada em tênis de corrida desde 2012). O modelo já vem com uma meia (ou pelo menos parte dela) embutida e segue a tendência dos tênis que parecem de tricô. A ideia é que ela fique mais ajustada ao pé, seja mais confortável e permita ao jogador maior tração. A tecnologia Flyknit, adaptada para a modalidade, deixa a chuteira bem mais perto do pé, aumentando a sensibilidade e o controle de bola. Desenvolvida ao longo de quatro anos de estudos no Laboratório de Pesquisa em Esporte da Nike, a chuteira foi criada com base nas demandas de jogadores.

    Uma curiosidade sobre o lançamento da Magista é que ela foi apresentada pela Nike no dia 6 de março, em um grande evento em Barcelona. A Nike levou jornalistas do mundo todo para o evento, com a participação do jogador da seleção espanhola Andres Iniesta. Enquanto isso, a Adidas postou em seu perfil no Instagram uma única imagem de um protótipo que deve ser lançado até o fim do ano de um híbrido de chuteira e meia, a Primeknit FS, modelo chamado de “all-in-one”. Algumas semanas antes, a marca alemã tinha apresentado a primeira chuteira de tricô.

    Chuteira de tricô da Adidas nas mãos do jogador Luis Suárez (aquele que foi suspenso após morder adversário) ©Divulgação

    Se todos os jogadores se dividem em poucos modelos de chuteiras e quase todas num leque pequeno de cores, com Neymar não poderia ser “igual”. Para ele, a Nike desenvolveu uma chuteira dourada, uma versão da Hypervenom Phantom inspirada no que ele fazia na adolescência com seus tênis de jogar futebol: pintava com tinta spray dourada. Quem quiser comprar uma igual à do brasileiro terá de desembolsar R$ 1,2 mil. E a Nike é rápida: antes mesmo de apresentar a Hypervenom Phantom Gold, lançou uma linha de tênis inspirada na chuteira dourada.

    Hypervenom Phantom Gold, a chuteira feita pela Nike para Neymar ©Divulgação

    + Assista aos vídeos de lançamento das chuteiras da Nike, Adidas e Puma para a Copa 2014:

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