CONTEÚDO DIGITAL PARA MODA: aprenda a desenvolver uma comunicação criativa de alta qualidade
Especialista: Silvia Rogar
8 encontros
12 horas de conteúdo ao vivo e online
Aulas gravadas disponíveis por 6 meses
A partir do dia 24.08
Este curso é voltado para pessoas que buscam aperfeiçoar, planejar e executar estratégias de conteúdo digital em sintonia com as atuais demandas do mercado de moda. Os alunos irão explorar diferentes formas de produção de conteúdo e como integrá-las. As aulas terão um lado prático, com discussões de ideias e uma atividade semanal com feedback. O programa também inclui sugestões de livros, filmes e outras referências para quem deseja se aprofundar na área e ampliar seu repertório de conteúdo.
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Contexto de mercado
Desde o surgimento das primeiras revistas de moda, no século 19, o conteúdo se firmou como um dos principais pilares. Ao longo da última década, com a ascensão das mídias digitais, a comunicação criativa e assertiva se tornou peça fundamental não só no mercado editorial, mas também entre as marcas. Estabelecer conexão com a audiência em diferentes canais, atuar de maneira multiplataforma, contar boas histórias e produzir imagens (foto e vídeo) sedutoras e de alto impacto são um desafio constante em um mercado que passa por profundas e ininterruptas transformações.
PROGRAMA
AULA 01: Um panorama geral do conteúdo de moda
– Para onde a moda caminha hoje?
– Novas expectativas do consumidor/leitor
– O impacto da revolução digital no conteúdo de moda
– Ética na criação de conteúdo
– Não se faz conteúdo sem ter repertório: sugestões de leituras, filmes e referências históricas e atuais.
AULA 02: Texto e imagem de moda – por que este casamento é tão importante?
– Moda como linguagem visual
– Storytelling visual e escrito: narrativas que caminham juntas na moda
– Direção criativa
– Criação de moodboard/pesquisa
– Equipes de produção
AULA 03: Da produção à edição
– Styling
– Edição de imagens
– Direção de arte
– Tecnologia e novas possibilidades de conteúdo: 3D e experiências imersivas
– Criação de imagens com responsabilidade e olhar crítico
– Não se faz conteúdo sem conteúdo: fotógrafos, stylists e videomakers em sintonia com nossos tempos
AULA 04: Conteúdos para diferentes meios
– Tendências: como identificá-las e abordá-las hoje no conteúdo de moda
– Como extrair informações de uma coleção/desfile e desdobrá-las em textos
– A importância da checagem de fatos e fontes/créditos/direitos autorais
AULA 05: Os desdobramentos no digital
– Redes sociais e suas diferentes possibilidades (inclusive sair das redes sociais)
– Curadoria de imagens e vídeos
– Podcast, vídeo e todos os meios em que a moda se faz presente hoje
– Influência nas redes
– Não se faz conteúdo sem repertório: textos, jornalistas e cases bem-sucedidos de conteúdo hoje
AULA 06: Conteúdo para marcas – novas possibilidades para jornalistas e criadores de conteúdo
– Marcas com posicionamento editorial (case Net-A-Porter) e publicações que se transformaram em marcas
– Identidade e DNA da marca
– Tom de voz e identificação do público-alvo – persona
– Estratégia e objetivos
– Frequência e consistência
AULA 07: Storytelling para marcas
– Como desenvolver e apresentar a narrativa para o cliente
– Calendário (eventos, datas especiais e entradas de coleções)
– Styling: o que muda no conteúdo para marcas
– Diferentes ferramentas (lookbooks e catálogos digitais, e-mail marketing, ferramentas de redes sociais, cliente final x atacado)
AULA 08: Encerramento
– Cases de marcas em sintonia com o nosso tempo
-Engajamento x posicionamento
-Dúvidas e feedbacks
*Convidados especiais serão confirmados nos próximos dias
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Sobre a expert
Graduada em jornalismo pela UFRJ e mestre em moda pela renomada Central Saint Martins, de Londres, Silvia Rogar tem uma trajetória de mais de duas décadas na área de comunicação, construída no mercado editorial e em grandes empresas de varejo. Como jornalista, passou pela Editora Abril e pelo jornal O Globo antes de fincar seu pés na moda.
Trabalhou nove anos na revista Vogue Brasil, ocupando os cargos de redatora-chefe e diretora de redação. Nesse período, cobriu regularmente as Semanas de Moda internacionais e entrevistou algumas dos designers mais importantes da moda mundial entre eles Karl Lagerfeld, Pierpaolo Piccioli, da Valentino, Alessandro Michele da Gucci e foi a primeira e única jornalista brasileira a entrevistar Miuccia Prada.
No fim de 2018, deu um novo passo na carreira para atuar na criação de conteúdo e estratégias de comunicação para marcas, como Grupo Restoque (Le Lis Blanc, John John, Bo Bô, Rosa Chá) e Shopping Cidade Jardim. Silvia tem ampla vivência em planejamento e implantação de estratégias multiplataformas (print, digital e eventos) e com criação de storytelling visual e escrito.