21.10.2020 / Moda / por

De volta para o futuro Day e a moda dos filmes futuristas

back-to-the-future-doc-oculos

Por Giovana Cornacchia

O dia 21 de outubro é a data mais celebrada pelos fãs da triologia De Volta para o Futuro pois é justamente neste dia que, em 2015, McFly e o Doc Brown estacionam a épica máquina do tempo DeLorean na cidade de Hill Valley, na Califórnia.  

Pasmem: neste segundo filme lançado em 1989, mesmo sendo futurista para a época, a figurinista Joanna  Johnstons não usou como referência nenhum look metálico de efeito espacial para projetar a moda do futuro. Contradizendo o previsível, ela abusou de cores vibrantes e diversificou nos tecidos. Dentro dos modernos conceitos fashion inseridos na saga estavam as roupas tamanhos únicos (ajustadas ao corpo), jaquetas de borracha para facilitar sua limpeza, bolsos invertidos e tênis em quase todos os looks, incluindo o modelo Nike MAG  usado pelo protagonista, que foi lançado em edição limitada somente em 2011 e 2016. 

back-to-the-future-old-school-1

back-to-the-future-tenis

giphy

O modelo excêntrico do óculos de sol do Doc Brown já apareceu em algumas coleções da Dior, Stella  McCartney, Valentino e Chanel.

Se a previsão fashionista para 2015 continua acertando nos dias de hoje (35 anos depois), o famoso estilo de McFly, do primeiro filme da série lançado em 1985, também nunca esteve tão em alta. O look jeans é genderless, a jaqueta super cool é vintage e o clássico modelo Cortez da Nike nos remete aos anos 80. Poderia ser de hoje.

back-to-the-future-old-school-2

Falando em nostalgia trazidos por esse dia comemorativo celebrado pelo De Volta para o Futuro Day resgatamos outros clássicos filmes futuristas que também acertaram nas suas previsões (ao menos das de moda).

BLADE RUNNER  

Em um mundo onde a tecnologia evolui sem limites, os robôs se tornam cada vez mais perfeitos e por isso muitas vezes são até mesmo confundidos com seres humanos. Neste universo o limite entre as duas  espécies é tênue. A responsável pelo guarda-roupa do elenco de Blade Runner 2049, lançado em 2017,  foi a figurinista Renée April. Seu trabalho foi de imaginar como seria a moda daqui à 32 anos. Ela explica que se baseou no modo sobrevivência. Coincidência ou não com o que vivemos hoje, o fato é que o filme continua na moda e atual. 

O primeiro filme lançado em 1982 serviu como inspiração para marcas como Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Gareth Pugh, Prada, Jean Paul Gaultier e Mugler. Já o segundo filme lançado em 2017 foi a principa referência da coleção verão 2018 de Raf Simons.  

blade-runner-cabelo-azul

Tanto nos filtros do Instagram que se tornaram uma febre, quanto na vida real, os cabelos coloridos são  definitivamente uma forte tendência. 
capa transparente miu miu em blade runner
capa transparente miu miu em blade runner

As capas transparentes que aparecem nos dois filmes (1982 e 2017) foram vistas em coleções da Prada, Fendi e Burberry. No primeiro filme a capa foi criada pela Miu Miu. 

blade-runner-barriga-de-fora

Barriga de fora inspirado nos anos 2000 e corte de cabelo mullet dos anos 70. 
rachel e os ombros marcados
rachel e os ombros marcados

blade-runner-casaco

Casaco cobrindo a boca e nariz, efeito máscara.

 

O QUINTO ELEMENTO  

No thriller futurista lançado em 1997, o trama central é a sobrevivência do planeta Terra. Bruce Willlis no papel de um motorista de táxi de Nova Iorque e Mila Jovovich, como Leeloo, uma criação extraterrestre, que têm como missão proteger o nosso planeta azul. O figurino ser assinado por Jean-Paul Gaultier, influenciou outros designers e pudemos ver diversos dos seus elementos inspirando coleções como a de Jeremy Scott.  

opera space em quinto elemento
opera space em quinto elemento

quinto-elemento-opera-space-2

Maior volume e informação na parte de cima. 
mila jovovich e o look bandagem
mila jovovich e o look bandagem. O estilo bandage também apareceu nas coleções de Rick Owens, Dion Lee e Vera Wang.

quinto-elemento-aeromoc%cc%a7as

Barriga de fora e ombreira. 

 

GATTACA 

O filme lançado em 1997 mostra uma sociedade do futuro que forçou ao extremo sua capacidade de seleção e determinação genética antes mesmo do nascimento do indivíduo. Acompanhamos a história de  Vincent, interpretado por Ethan Hawke, que busca realizar seu sonho apesar da sua genética natural  “imperfeita”. 

gattaca-vestido-prateado
Uma Thurman como Irene Cassini com seu vestido prateado como visto nos desfiles da Balanciaga, Paco  Rabanne e Miu Miu. 

gattaca-ombro-de-fora

Ombros à mostra. 

 

MATRIX  

A triologia (1999 e 2003) protagonizada por Keanu Reeves descreve um futuro distópico onde a toda realidade é na verdade simulada pela Matrix. Como se não bastasse o roteiro cativante e bem atual no que tange à segurança de dados, o figurino cyberpunk foi criado para parecer uma camuflagem urbana, mas com tanto corte reto, preto e vinil, pode ser facilmente ser confundido com alguma criação de Anthony Vaccarello para a Saint  Laurent, de Alexander Wang, da Vetements, Juun.J, Alyx ou ainda Givenchy. 

matrix

matrix-red

matrix-vinil

Mal podemos esperar o lançamento do quarto filme previsto para 2021. 

 

MAD MAX  

A franquia com um total de 4 filmes se passa num futuro pós-apocalíptico em que gangues disputam por  água e combustível. O quarto filme da série, Mad Max : Estrada da Fúria, lançado em 2015 e estrelado por  Tom Hardy e Charlize Theron nos papéis principais, parece ter seu figurino retirado direto das passarelas  do Rick Owens, Junya Watanabe, Ann Demeulemeester, Yeeze ou Dion Lee. 

mad-max-ninfas

Looks total white e tons desérticos. 

mad-max-tons-terrosos

mad-max-make-homme

Make-up livre: homens e mulheres maquiados. Uma forte tendência é as maquiagens sem traços  delimitados e sem função pré-definida. 

mad-max-mascara

Será que os novos filmes do futuros serão assim tão ricos quanto os do passado? Enquanto a resposta não vem, só nos resta aproveitar o dia internacional do De Volta para o Futuro para maratonar essas clássicos do cinema e cults fashion e se possível vestidos à caráter.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×