Ultimamente tem sido quase impossível dissociar moda de política, especialmente nos Estados Unidos. Em shows, premiações, desfiles e fashion weeks, a indústria da moda americana responde claramente aos posicionamentos do presidente Donald Trump.
Outrora criticado pela falta de diversidade entre os participantes que chegam à fase final, o prêmio CFDA/Vogue, dirigido por Anna Wintour e patrocinado pela revista anunciou nesta semana os finalistas da edição 2017 da premiação. Para a imprensa especializada, as nomeações foram mais um posicionamento contra Trump, uma vez que nenhuma edição anterior chegou à fase final com tamanha diversidade entre os indicados.
O prêmio, estabelecido em 2003, é semelhante ao LVMH Fashion Prize: um finalista recebe investimento do Council of Fashion Designers of America e da Vogue, para que possa começar a construir ou impulsionar sua marca própria. Foi o caso bem-sucedido de Paul Andrew, vencedor de 2014 que agora tem seus calçados à venda nas melhores lojas de departamento do país. As 10 marcas finalistas que disputam este ano são: Ahlem, Chromat, Dyne, Jordan Askill, Mateo, RtA, Sandy Liang, Telhar, Vaquera e Victor Glemaud. Vale lembrar que o grande vencedor é premiado com U$400mil, enquanto dois outros finalistas ganham U$150mil.
Conheça alguns dos estilistas finalistas ao prêmio, que acontece em agosto, em Nova York:
Christopher Bevans
Fundador da Dyne, Christopher Bevans acumulou know-how da indústria após passar pela Sean John e pela Nike. Desta última, carrega a essência esportiva e tecnológica que faz parte do DNA das roupas de sua marca própria, fundada em 2015. Vale lembrar que a marca se apresentou com evento paralelo à última NYFW.
Telfar Clemens
Conhecido na moda por explorar ao máximo o conceito genderless, Clemens fundou sua Telfar Collection em 2005, em Nova York. Agitador cultural, já trabalhou com a Hood by Air, marca queridinha de LA, além de fazer as vezes de DJ em festas alternativas.
Victor Glemaud
Também fundador de marca homônima, Victor Glemaud é formado no Fashion Institute of Technology de Nova York e foca nos tricôs super modernos. Entre os fãs, Selena Gomez é cliente fiel de Glemaud.
Matthew Harris
Dos poucos designers de acessórios entre os finalistas, Matthew Harris é conhecido pela estética Art Déco, de onde traz uma infinidade de pérolas e pedras multicoloridas.