09.01.2020 / Moda / por

Ford x Ferrari: filme sobre rivalidade icônica nas pistas de corrida inspira desfiles e street style na temporada masculina

O filme Ford x Ferrari estreou no fim do ano passado e foi indicado em diversas premiações, como Globo de Ouro, Bafta e Critic’s Choice, incluindo indicação de Melhor Ator para Christian Bale, um dos atores principais ao lado de Matt Damon.

Na semana masculina de Londres, que terminou recentemente, alguns looks na passarela e nas ruas parecem indicar que o universo das corridas de carro podem estar inspirando um retorno desta tendência. No caso do filme, não há apenas os macacões da equipe de corrida ou as jaquetas envenenadas; há também o “look Texas” (roupa social com chapéu de cowboy) de Carroll Shelby (Matt Damon), o executivo da Ford encarregado de criar um carro de corrida para concorrer na pista com uma Ferrari.

Cena de Ford x Ferrari / Reprodução
Cena de Ford x Ferrari / Reprodução

 

Se em Londres as fotos de street style mostram muitas jaquetas inspiradas em corridas de carro, na Pitti Uomo foram os chapéus que ganharam as ruas. E mesmo antes da temporada começar, Justin O’Shea apresentou um desfile no deserto da Califórnia, na icônica Route 66.

A história Ford x Ferrari envolve as crescentes tensões entre a Ford Motor Company e a empresa de Enzo Ferrari no início dos anos 1960. Era o início do carro esportivo e a Ford, que produzia veículos práticos para famílias americanas, queria um lugar neste novo mercado automotivo. Shelby foi encarregado de liderar as operações de corrida na Ford, enquanto o piloto britânico Ken Miles (Christian Bale) reinventou o modelo GT40 clássico da empresa para a pista e pilotou o carro na 24 Horas de Le Mans de 1966, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo.

Quem assina o figurino é o premiado Daniel Orlandi, que olhou para os filmes clássicos de corrida, como Grand Prix, de James Garner (1966) e Le Mans, de Steve McQueen (1970), além de imagens da corrida em si. Cada corrida pedia um uniforme diferente. O designer encontrou um membro da equipe original morando em Los Angeles, que lhe deu uma camisa para copiar. Para a equipe e os pilotos, Orlandi conta: “Precisávamos de roupas autênticas e tínhamos que fazê-las à prova de fogo – naquela época elas eram resistentes ao fogo”.

Desfile da SSS World Corp, de Justin O'Shea, na Route 66 / Reprodução
Desfile da SSS World Corp, de Justin O’Shea, na Route 66 / Reprodução
Desfile de Martine Rose na semana masculina de Londres / Reprodução
Desfile de Martine Rose na semana masculina de Londres / Reprodução
Street style em Londres / Reprodução
Street style em Londres / Reprodução
Street style em Londres / Reprodução
Street style em Londres / Reprodução
Pitti Uomo / Reprodução
Pitti Uomo / Reprodução
Pitti Uomo / Reprodução
Pitti Uomo / Reprodução

ford


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×