Gucci abre nova Casa de Arquivo no Palazzo Settimanni

Em comemoração aos 100 anos da marca, o Palazzo foi restaurado para abrigar coleções de arquivo da grife.

Somando-se às diversas celebrações que marcam o centenário da Gucci, a marca vai inaugurar um novo espaço para coleções de arquivo da marca. O acervo ficará alojado no Palazzo Settimanni, que data do século 15 e está localizado Via delle Caldaie, em Florença, onde artesãos e artistas tinham suas oficinas no século 16. O Palazzo foi adquirido pela Gucci em 1953, já tendo funcionado como fábrica, oficina e showroom. 

Para esta nova etapa, o diretor criativo Alessandro Michele encomendou e projetou uma reforma junto à arquivistas, historiadores, antropólogos e diversos outros profissionais, traçando caminhos e experiências que vão além das exibições das peças de arquivo.

“Minha tarefa foi trazer muitos objetos de volta para casa, praticamente ajudando-os a voltar para a família. Para um lugar que preserva ostensivamente o passado, mas que na verdade é uma ponte para o contemporâneo. Um edifício antigo é uma coisa viva. Como a moda.”  conta Alessandro Michele.

Como uma arca do tesouro contendo mais arcas do tesouro dentro, o arquivo é dividido em salas temáticas. O subsolo é dividido em três salões, Radura (porcelana e utensílios domésticos), Herbarium (artigos de escritório) e Maison de L’Amour (artigos de lazer).

Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva
Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva

O piso térreo abriga as coleções de bolsas vintage (hall Hortus Deliciarum), pequenos artigos de couro e cintos vintage (hall Prato di Ganimede – o campo de Ganimedes), uma sala de exposições (hall Swan), joalheria vintage e contemporânea (hall Le Marché des Merveilles) e luggage vintage (hall 1921 Rifondazione).

Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva
Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva

Criações têxteis – lenços e vestidos – e calçados ficam alojados no primeiro andar, onde o espaço é dividido em salas com nomes evocativos e poderosos, como Orto di Giove (jardim de Júpiter), The Alchemist’s Garden [O Jardim do Alquimista], Serapis e Aveugle par Amour, para citar apenas alguns. Por último, no segundo andar, encontramos o hall Façonnier des Rêves.

Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva
Gucci Archive | Fotos: Valentina Sommariva

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×