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    Ícone esportivo, Belstaff ganha apelo fashion com ex-designer da Burberry
    Ícone esportivo, Belstaff ganha apelo fashion com ex-designer da Burberry
    POR Redação

    Ewan McGregor e Karmen Pedaru na campanha Outono/Inverno 2012 da Belstaff ©Craig McDean/Reprodução

    “A Belstaff é a maior marca britânica de patrimônio de luxo sobre a qual você nunca deve ter ouvido falar”. Esta é a ótima definição do “The Guardian” em reportagem publicada na segunda-feira (10.09) sobre a grife que, desde a sua fundação, em 1924, é um ícone entre os entusiastas de esportes de alta velocidade, especialmente o motociclismo, mas cujo nome permaneceu relativamente desconhecido do grande público. “Isso, porém, está prestes a mudar”, continua o veículo, referindo-se à movimentação da empresa para o segmento de lifestyle, em uma série de ações comerciais e criativas iniciadas há poucos meses.

    2011 foi o ano em que o grupo suíço Labelux comprou a marca, que passou também a ter o designer Tommy Hilfiger como investidor; o empresário Harry Slatkin (da bem-sucedida marca de fragrâncias para a casa Slatkin & Co) como CEO; e o “rei do outerwear” Martin Cooper como diretor criativo. Cooper, que ganhou esse apelido por seu ótimo trabalho na Burberry, onde trabalhou por 16 anos, tem conseguido a difícil tarefa de reposicionar a grife como um nome forte do lifestyle de luxo, expandindo a oferta de roupas masculinas, femininas e acessórios, e ao mesmo tempo mantendo-a fiel às suas origens esportivas.

    O designer Martin Cooper e o empresário Harry Slatkin ©Reprodução

    “Assim que fui contratado, eu quis me apoderar de certos ícones”, afirma Cooper em entrevista à revista “W” de setembro. “Então o casaco Despatch Rider, originalmente produzido com borracha, agora é feito em PVC verde com neoprene. E o Trialmaster de quatro bolsos estará disponível em peles luxuosas como crocodilo e píton. Penso nas nossas roupas, e em suas histórias, como muito sensuais. Quando uma pessoa veste Belstaff, há um elemento de transformação – o foco é a liberdade”, ele completa.

    Coleção feminina da Belstaff apresentada na semana de moda de NY Verão 2013 ©ImaxTREE

    “É bastante claro que Cooper sabe bem o que é necessário para misturar patrimônio britânico com um senso contemporâneo de desejo para ambos os sexos”, escreveu o Style.com sobre a primeira coleção do estilista à frente da Belstaff, em fevereiro de 2012. A temporada seguinte, de Resort 2013, também foi elogiada, assim como a mais recente, de Verão 2013, desfilada na semana de moda de NY. “O designer tem feito um trabalho excelente em provocar esse desejo [para que seus clientes paguem preços de alto-luxo por uma estética motociclista que eles ainda não sabem que querem]”, afirmou o Style.com.

    Uma curiosidade a respeito da marca é a sua eclética lista de clientes célebres, que vai de Angelina Jolie ao Papa Bento 16 – que, segundo o “The Independent”, tem artigos Belstaff de algodão feitos sob medida. Ao longo de seus 88 anos de história, a grife foi usada ainda por Che Guevara, em sua viagem pela América Latina no início dos anos 50, e por Steve McQueen, que, diz a lenda, certa vez chegou a cancelar um encontro com a namorada Ali McGraw porque ele precisava encerar sua jaqueta Belstaff. A relação com o cinema também é notória: enquanto a empresa estava sob o controle de Franco Malenotti, peças da marca apareceram em filmes como “O Curioso Caso de Benjamin Button”, em Brad Pitt; “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, em Johnny Depp; e “Missão Impossível III”, usadas por Tom Cruise.

    Em 2011, quando foram anunciadas as mudanças da direção da empresa, foi a vez de outro nome célebre do cinema se manifestar. “Ewan McGregor entrou em contato comigo logo depois que compramos a Belstaff com um email intitulado ‘Born To Ride’”, contou o CEO Harry Slatkin ao Fashionista sobre como o ator escocês se convidou para virar o rosto da marca. O resultado foi a campanha Outono/Inverno 2012 da Belstaff, fotografada por Craig McDean e que traz McGregor ao lado de modelos como Karmen Pedaru e Maud Welzen. A movimentação faz sentido dentro dos ambiciosos planos de expansão da empresa, que vem com nova imagem, nova comunicação e novos pontos de venda: a Belstaff vai abrir em 2013 uma grande flagship em Londres e em Nova York, além de ampliar sua distribuição para a Barneys, Bergdorf Goodman e Neiman Marcus já na próxima estação.

    Assista à nova campanha “The Legends of Belstaff”:

    + Veja aqui mais desfiles Belstaff feminino e Belstaff masculino

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