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    Karl Lagerfeld completa 50 anos à frente da Fendi; veja curiosidades sobre ele
    Karl Lagerfeld completa 50 anos à frente da Fendi; veja curiosidades sobre ele
    POR Redação

    2015 é um ano muito especial tanto para Karl Lagerfeld como para a Fendi. Ele completa 50 anos à frente da grife, um feito incomum na história da moda; e a Fendi comemora seus 90 anos. Para celebrar a data, será publicado um livro sobre a longa parceria, intitulado “Fendi by Karl Lagerfeld”, que traz mais de 200 croquis assinados pelo estilista. O FFW também entrou nas comemorações e elencou dez fatos inusitados sobre Karl Lagerfeld.

    1 – Primeiro estilista a comandar dois desfiles de Alta-Costura em uma temporada

    Com a estreia da Fendi, que mostrou uma coleção de “Haute Fourrure” (Alta-Pele em francês), Karl Lagerfeld se tornou o primeiro estilista a comandar dois desfiles de Alta-Costura na mesma temporada (contando também o da Chanel, que ele comanda desde 1983). E isso aos 81 anos!

    2 – Idade controversa

    Karl-lagerfeld-young-jovem

    O estilista alemão afirmava ser de 1938, mas foi descoberto um anúncio publicado por seus pais por ocasião de seu nascimento, em 10 de setembro de 1933. Essa Karl não conseguiu desmentir.

    3 – Karlismos

    As frases “sinceras” de Karl Lagerfeld, chamadas de karlismos, já lhe renderam várias saias justas. Uma das piores certamente foi quando a cantora Adele recebeu seis prêmios Grammy na mesma noite, em 2012, e o estilista declarou: “ela é um pouco gorda demais, mas tem um rosto bonito e uma voz divina”. Dizem que, após a repercussão, ele enviou uma coleção de bolsas Chanel para se desculpar. E não é que um ano depois ele voltou a falar (e se enrolar) com o assunto? “Eu nunca disse que ela era gorda. Eu disse que ela era um pouco arredondada, e um pouco arredondada não é gorda.” E ainda tem mais: ele achou que seus comentários fizeram bem para Adele, que procurou perder peso. “Para uma menina tão bonita, depois que ela perdeu oito quilos, acho que a mensagem não foi tão ruim assim.” Mas nem todos que são alvo de Lagerfeld têm a “sorte” que teve Adele de receber um pedido de desculpas. Sobre a cantora Lana del Rey, por exemplo, ele questionou: “ela é uma construção com todos aqueles implantes?”. Suas tiradas são tão famosas que lhe renderam um livro de citações, além de uma área especial em seu site.

    4 – Dieta

    TOKYO, JAPAN:  German designer Karl Lagerfeld (R) of Chanel leads Japanese model Devon Aoki wearing a wedding dress during the autumn/winter 2000-2001 Chanel collection in Tokyo 12 May 2000. (ELECTRONIC IMAGE)  AFP PHOTO/Toru YAMANAKA (Photo credit should read TORU YAMANAKA/AFP/Getty Images)

    E por falar em pessoas acima do peso, não vamos esquecer que hoje Lagerfeld, aos 81 anos, é um homem magro, mas não foi assim sua vida toda. Durante muito tempo, ele foi acima do peso (não vamos usar as palavras que ele usaria). “Sempre tive peso a mais e nunca me incomodou, mas teve uma manhã que acordei e percebi que queria usar um outro tipo de roupas.” Aí ele procurou o médico Jean-Claude Houdret, que desenvolveu especialmente para o estilista a dieta que o fez perder 42kg em um ano. Eles publicaram um livro em 2005, o “The Karl Lagerfeld Diet”.

    5 – Choupette

    Choupette, a famosa gatinha da raça Sagrado da Birmânia de Karl Lagerfeld, é também uma gata milionária — mas não do tipo herdeira. Em 2014, segundo o próprio Lagerfeld, ela faturou nada menos do que US$ 4 milhões (R$ 12,9 milhões). Com isso, podemos afirmar que ela ganha mais do que muita gente, e claro que não estamos falando de mim ou de você: Cara Delevingne, por exemplo, faturou US$ 3,5 milhões (R$ 11,3 milhões). As diferenças entre elas não param por aí: enquanto Cara teve que ralar muito, a receita milionária de Choupette veio de duas fontes: um editorial para uma marca de carros e uma colaboração com a Shu Uemura. Mesmo tendo feito apenas dois trabalhos no ano passado, ela é uma gata tarimbada, e já apareceu em diversos editoriais de moda. A “filha” de Lagerfeld é tratada como uma rainha e tem, a sua disposição, três empregadas. Karl a considera mais famosa do que ele. “Pessoalmente, nem me acho tão famoso. Agora, a Choupette é muito famosa. Ela se tornou o gato mais famoso do mundo.” No Twitter, ela tem quase 50 mil seguidores, e no Instagram, 65 mil.

    6 – O personagem Karl

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    Ácido, irônico e um pouco sem noção, Karl Lagerfeld é um ótimo personagem. E o que poderia ser um reconhecimento maior no mundo pop da atualidade do que virar personagem dos Simpsons? Pois foi o que aconteceu com Lagerfeld em 2012, quando o artista italiano Alexsandro Palombo desenhou uma versão à la Lagerfeld de Hommer (antes da dieta de Karl, claro). No ano passado, ele inspirou uma versão da Barbie, chamada de Barbie Lagerfeld, que tinha desde luvinhas até o cabelo branco.

    7 – Karlito

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    Recentemente, Karl Lagerfeld também resolveu fazer uma versão dele mesmo, mas para a Fendi: uma pequena bolsa que lembra o estilista e que ficou conhecida como Karlito. Narcisista? Não, bebê, ele apenas está antenado com o que está acontecendo, entende os consumidores jovens e percebeu o interesse por peças irreverentes. O resultado: mesmo custando US$ 1.685 (quase R$ 5,5 mil), a peça esgotou rapidamente e tinha fila de espera, gerando mais de US$ 1 milhão (R$ 3,23 milhão) para a Fendi.

    8 – Multifacetado

    Estilista, ilustrador, fotógrafo, colunista, editor e empresário: essas são algumas das facetas de Karl. Além de estilista da Chanel, da Fendi e de sua marca homônima (e olha que isso aí já é bem mais do que os outros estilistas fazem), Lagerfeld ainda encontra tempo para fotografar ele mesmo várias campanhas, como a da Chanel com Gisele Bündchen. Isso sem contar as inúmeras parcerias que faz, como a linha para a H&M, garrafas de Coca-Cola desenhadas por ele, coleção de jeans com a Diesel… Ele também tem uma coleção em parceria com a Melissa, certamente uma das mais duradouras e bem sucedidas. Recentemente, a marca de calçados lançou a quarta coleção em colaboração com o estilista. Karl ainda encontra tempo para apoiar novos estilistas, artistas e músicos (é padrinho do Vive la Fête, Chicks on Speed e Cat Power). Como artista, Karl contribui com ilustrações para jornais e revistas. Em 2012, durante a corrida presidencial na França, tinha uma coluna semanal com ilustrações de política na “Elle”. Já participou como editor-chefe da edição global do jornal “Metro”, com desenhos e opiniões. Ele também é colecionador de livros e tem uma biblioteca de mais de 230 mil títulos, além de ser proprietário de uma editora, a Editions 7L, onde publica o que acha que vale a pena ser mostrado ao mundo. Ufa!

    9 – Não olha para trás

    Karl Lagerfeld sempre diz que não está interessado no passado e que, por isso, não gosta de retrospectivas nem de homenagens. “Sou contra esse tipo de celebração. Eu pessoalmente não me importo, o que é importante é o agora e o amanhã”, disse ele durante o pré-lançamento do livro da Fendi em Cannes. Por isso, ele também não faz arquivos de seu trabalho. “Eu jogo tudo fora. A mais importante peça de decoração é a lata de lixo. Não mantenho arquivos” é um de seus preciosos karlismos. Por outro lado, ele é fã declarado do Facebook e de novas tecnologias.

    10 – Superestimado?

    karl-lagerfeld-Who

    A editora de moda da “Newsweek” e do site “The Daily Beast”, Robin Gihvan, publicou em 2012 um texto que começa assim: “Karl Lagerfeld é superestimado. Esta afirmação parece uma heresia no universo da moda (…) mas é verdade”. Não é necessário dizer que ele não ficou nem um pouco contente com o texto (e deu uma fria na editora, que sentou em um dos últimos lugares no desfile da Chanel). Mas, mimimi à parte, o artigo é bem embasado, e Robin deixa claro no texto que o trabalho de Karl é muito importante, mas que ele não é tudo isso. Ela questiona a real mudança e influência de Lagerfeld na Chanel, comparando-o a estilistas de outras grifes que imprimem o seu estilo próprio nas roupas que criam. Robin, vencedora do primeiro prêmio Pulitzer atribuído a uma jornalista de moda, deixa a reflexão: “Karl Lagerfeld, o gênio, virtuoso e mágico em qualquer campo, é a invenção mais elaborada da moda: um mito que engoliu o homem”.

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