FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mais uma vez, Marc Jacobs salva semana de moda de Nova York
    Mais uma vez, Marc Jacobs salva semana de moda de Nova York
    POR Camila Yahn

    Enquanto editores e críticos questionam a relevância da semana de moda de Nova York, que passa por uma crise, as marcas que integram o line-up do evento podem agradecer a Marc Jacobs, que continua sendo a maior atração da semana e um dos poucos motivos pelos quais os principais formadores de opinião ainda ficam em NY até o final. Há 25 anos Marc carrega a dor e o louvor dessa função.

    Mas no desfile mostrado na noite de ontem ele se superou. Misturou dança, movimento, confusão, anos 60 e seu amor por uma Nova York que não existe mais, resultando em uma coleção mais limpa, atemporal e que remete aos seus primeiros desfiles. A jovialidade e o frescor de alguns looks também nos fazem lembrar as primeiras coleções da Marc by Marc Jacobs. “Esta coleção enfatiza a restrição, a qualidade dos tecidos, a produção e a proporção – valorizando a simplicidade e a atemporalidade, sem abrir mão da celebração da individualidade, diversidade e personalidade”, disse o estilista no release do desfile.

    Marc se inspirou em uma obra da coreógrafa Karole Armitage chamada Drastic-Classicism, criada nos anos 80. Ela inclusive abriu o show com uma apresentação tão enérgica quanto breve, mas os dançarinos que entraram em seguida mantiveram o ritmo quase esquizofrênico da coreografia, todos vestidos de Marc Jacobs. “O contraste das articulações abruptas, ferozes e às vezes violentas da coreógrafa Karole Armitage, com a restrição e a estrutura dessa coleção é, para mim, a essência de Drastic-Classicism”. 

    QUEM É Karole ARMITAGE

    Reprodução

    Karole abrindo o desfile de Marc Jacobs / Reprodução

    Karole é uma bailarina e coreógrafa americana, diretora artística da Armitage Gone! Dance, uma companhia de dança contemporânea baseada em Nova York. Na década de 1980, Karole recebeu o apelido de “bailarina punk” por mudar a ideia que as pessoas tinham de uma bailarina. Ela se colocava como uma pensadora independente, passando longe do ideal romântico e frágil do ballet. Em 1980, ela colocou um homem de saia no palco, prática que faz até hoje, abrindo desde sempre uma conversa em torno do gênero.  É dela a coreografia do musical da Broadway Hair, pela qual foi indicada ao prêmio Tony.

    SALÃO DE DANÇA OU PASSARELA?

    Bella Hadid no desfile de Marc Jacobs / Reprodução

    Bella Hadid no desfile de Marc Jacobs / Reprodução

    O amplo espaço do Park Avenue Armory, onde Marc sempre desfila, foi preenchido pelos movimentos caóticos dos dançarinos que se misturavam às modelos. Eles corriam um para o outro a partir de extremos opostos do palco e contorciam seus corpos até que invadiram o espaço onde o público estava sentado, agrupado em mesas. Vale destacar que a apresentação foi hiper bem ensaiada. No video, não sabemos nem para onde olhar direito, assim como os convidados que assistiam ao vivo. São vários focos simultâneos de atenção e as modelos, muitas vezes, também caminhavam sem se preocupar se era possível ver suas roupas direito.

    Miley

    Reprodução

    Reprodução

    Miley Cirus também desfilou, fazendo uma aparição surpresa no meio da apresentação.

    A COLEÇÃO

    Reprodução

    Reprodução

    Marc fez uma referência a sua própria trajetória na moda, criando uma atmosfera de nostalgia que nos remeteu a muitas de suas coleções passadas. Havia minivestidos pastel usados com casacos combinando, vestidos com golinha Peter Pan, bermudas de alfaiataria, as sapatilhas pontudas que já foram hit do Marc no início dos anos 2000 e uma série de vestidos de noite mais calmos e sem decoração. “Fazendo referência à minha própria vida e carreira até agora, esse é o retrato desbotado de uma Nova York que desaparece, mas que prevalece – agora estrangeira e exótica em sua extinção, sempre mítica e chique com sua beleza, brilho e coragem”, diz o designer.

    Reprodução

    Reprodução

    Stephen Jones

    Quem criou os chapéus e arranjos de cabeça foi o lendário Stephen Jones OBE, considerado um dos mais radicais e importantes designers de chapéus do mundo. Suas criações já apareceram nos desfiles de John Galliano e Vivienne Westwood, entre outros. Marc é um grande fã de seu trabalho e os dois são antigos colaboradores.


    View this post on Instagram

    #Repost @annikalievesley ・・・ ❤️🌹 @stephenjonesmillinery x @marcjacobs @themarcjacobs A/W20 🌹❤️

    A post shared by Stephen Jones (@stephenjonesmillinery) on

    Bitch, you gotta move!

    Nicki Minaj estava entre os convidados e fez uma live no Insta enquanto os bailarinos dançavam enlouquecidamente na sua frente.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024