31.01.2017 / Moda / por

Opening Ceremony lança coleções inspiradas em imigração e diversidade

Looks da coleção cápsula Action ©Reprodução
Looks da coleção cápsula Action ©Reprodução

Marcado para semanas antes do início NYFW, o desfile do Verão 2017 da Opening Ceremony não poderia ter acontecido em momento mais adequado. Quando o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para banir indivíduos de origem muçulmana de viajar aos Estados Unidos, milhares de pessoas logo começaram a protestar em todo o país, especialmente em aeroportos. No palco do Lincoln Center, em Nova York, os designers da marca americana e um grupo de bailarinos do New York City Ballet faziam uma espécie de protesto também, encorajando diversidade e desobediência civil.

Humberto Leon e Carol Lim sempre foram engajados civicamente – o desfile de Inverno 2016, por exemplo, foi um concurso de beleza politizado e bem-humorado, tocando em questões como direitos da comunidade trans e a necessidade de creches em preço acessível, apresentado pelos astros da série Portlandia, Carrie Brownstein e Fred Armisen, Desta vez, os designers trocaram o calendário oficial da NYFW por um balé provocativo coreografado por Justin Peck com trilha de Dan Deacon, chamado The Times Are Racing.

©Reprodução
©Reprodução

O balé inédito retrata encontros entre estranhos que acontecem ao acaso pelas ruas de cidades grandes. O figurino foi assinado pela OC e também inspirou toda a coleção de verão 17 da marca. A partir de imagens do século 19 da Ellis Island, portão que recebeu mais de 12 milhões de imigrantes na baía de Nova York, os designers criaram uma coleção que descrevem como idílica e celebra pessoas de históricos tão diferentes cruzando o caminho umas das outras. “É um reflexo do caldeirão cultural americano”, afirmam em anúncio oficial. Silhuetas largas, ideais para longas jornadas, ganham um upgrade sofisticado com franjas de macramé e bordados.

Bailarinos da companhia vestiam também camisetas, regatas e blusões à la anos 80, evocando o logo clássico de prevenção de suicídio “Choose Life”, com os slogans “Protest”, “Defy”, “Fight”, “Act”, “Change” e “Unite”. Essas, fazem parte de uma nova coleção cápsula intitulada Action. “Essa linguagem empoderadora retrata o que significa ser americano”, explica Carol Lim. Todas as peças dessa coleção e também do verão/17 foram disponibilizadas para compra no dia seguinte à apresentação, que aconteceu no dia 28/01, entrando no esquema “see now, buy now”.

No domingo, começaram a ser vendidas também as temáticas jaquetas varsity mostradas no tal desfile/”concurso de beleza do povo”, em setembro/16. Na coleção Global Varsity, 45 jaquetas representam 45 países diferentes, cada uma estampando símbolos nacionais e cores das bandeiras oficiais de cada país. “Através de cores, símbolos e estampas, encontramos a maneira perfeita de ressaltar os atributos de cada país”, declarou Leon em anúncio oficial. “É uma celebração da diversidade. Venha como estiver e fale do que é importante para você”, completou Lim.

©Reprodução
©Reprodução

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×