FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    PACE lança nova coleção e Felipe Matayoshi conta sobre referências Japonesas

    Nova coleção é inspirada nos artefatos e vestuário de seus avós, 1ª geração de sua família que veio ao Brasil.

    A Pace, marca do estilista Felipe Matayoshi, lança sua nova coleção de inverno 21. Entitulada “Family Commerce”, a coleção busca inspiração em um livro de dona Reiko Matayoshi, avó de Felipe, que retrata a história dos 40 anos de uma cooperativa que cultivava satoukibi (cana de açúcar) até ampliar as plantações para edamame, quiabo e orquídeas, em Okinawa, província pertencente ao Japão. 

    O livro é repleto de fotos dos funcionários com suas vestimentas, maquinários de agricultura aos computadores nos escritórios recentes (1987), jogos e campeonatos do esporte chamado Gateball. Essas fotos e diagramação do livro serviram como base de pesquisa para formular a coleção. 

    felipe_ensaiojpg

    As coleções da Pace são sempre cheias de histórias, algo que não vem sem um porquê: Felipe é da terceira geração da família de origem japonesa e suas coleções, além de inspiradas no design japonês, contam sobre suas vivência e seus laços familiares. Outras fontes de referências que o inspiram são roupas e os artefatos de seus avós. Nessa coleção, mais especificamente, ele fala de Okinawa, uma província japonesa com clima tropical e um povo caloroso, que Felipe compara aos brasileiros. “É uma província bem tropical, com um povo bem receptivo, como os brasileiros. Trazer isso sobre Okinawa estando no Brasil é muito importante devido às tantas referências culturais que o Brasil carrega”

    Felipe também nos conta que no Brasil está a maior colônia do povo Okinawa fora do Japão e que preservam até hoje seu dialeto – um dialeto que já foi extinto por lá, devido às pressões imperialistas. Como grande parte dos imigrantes, a família Matayoshi também empreendeu quando chegou ao Brasil, e o avô de Felipe teve uma marcenaria. A partir daí se torna bastante fácil a compreensão do nome dado à coleção: “Family Commerce”.

    Pace Family Commerce | Divulgação

    Pace Family Commerce | Divulgação

    A Pace, como seu próprio nome sugere – ritmo ou passo – surgiu em 2017, focada em calçados e expandiu mais tarde seu mix de produtos para o vestuário e streetwear, ganhando atenção de sites internacionais do seguimento. Nessa coleção a marca retorna com um drop robusto de calçados. São 12 variações de modelos a partir de 4 bases, incluindo o “CRC” abreviação de Cacareco, apelido carinhoso dado pela indústria brasileira ao sapato de modelo “Clarks”. “Hoje pouquíssimas marcas nacionais fazem isso (calçados), claro que existem algumas exceções, mas o mercado ainda é um pouco carente nesse sentido” aponta Felipe. 

    Pace, Family Commerce | Divulgação

    Pace, Family Commerce | Divulgação

    Atualmente Pace tem pontos de venda Portugal e no Canadá e está disponível na  Farfetch. A última coleção também tem tido uma recepção muito positiva do mercado nacional, segundo Felipe. Os produtos da Pace unem um streetwear facilmente “hypável” com uma alfaiataria inteligente e um design bastante único, diferente do que estamos acostumados a ver no mercado nacional. É realmente como Okinawa, a província que inspira Felipe Matayoshi: se mantém fiel às suas origens e tradições, conversa perfeitamente com o presente e tem um toque brasileiro. 

    “Parece que a pandemia veio muito mais forte esse ano, então estamos realizados (com a boa recepção) e com energia para fazer a próxima coleção, que já estamos confeccionando.” Finaliza Felipe.

    Não deixe de ver
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    FFW