HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender


HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender

HomeNewsModaColeçõesBelezaCulturaFFW AmaFFW Aprender
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
 

Radar FFW: As últimas novidades da moda na semana

Nessa semana, destaques para Lote, Haight, Anaduque+ e Gia

10.09.2021 / Moda / por Luxas Assunção

LOTE

LOTE /Cortesia
LOTE /Cortesia

A Lote nasceu sem pressa, em meio ao caos e desequilíbrio, tentando reorganizar ideias e ressignificar o processo criativo da sua criadora, Luiza Tiezzi. Luiza é estilista e atua no mercado há mais de 10 anos, tendo trabalhado para marcas como Daslu, Cris Barros e Nk store: “Toda essa minha trajetória me trouxe muitos questionamentos e inseguranças em relação a moda e consumo atual.” conta a designer. 

A marca funciona como um projeto de experimentação, sem as pressões e amarras da indústria. As peças são feitas a partir da reconstrução e modificação de artigos comprados em lotes, daí o nome. Esses lotes são provenientes de uma longa curadoria obtida através, principalmente de leilões, famílias vende tudo, feiras, e vendedores diretos. Muitas vezes os lotes são fechados, e não há como saber seu conteúdo antes da compra: Luiza Tiezzi então ressignifica esses produtos e cria as chamadas cartelas – nome que deu às coleções da marca, em referência aos leilões. 

Para essa primeira cartela foram confeccionadas peças de roupas feitas com toalhas de mesa, guardanapos e lençóis antigos. A primeira venda oficial acontece através do site e Instagram, que será lançado dia 14/09.

HAIGHT

HAIGHT /Cortesia
HAIGHT /Cortesia

Mah Franklin, diretora criativa e fundadora da Haight, conta que não sonhava em abrir uma marca própria, mas em um dado momento a marca na qual ela trabalhava fez um desfile em colaboração com uma marca de beachwear grande e então, em 2015, seu sócio e amigo Philippe, lhe propôs que abrissem uma marca.

Em 2019, após participarem de uma série de feiras de atacado e já estar presente em diversas multimarcas e e-commerces, a Haight estreou na SPFW e o resto é história, a marca conseguiu navegar muito bem a pandemia com uma série de iniciativas de responsabilidade social e cuidado, apesar de ter atrapalhado alguns planos dos sócios e nesta semana, lança sua nova coleção: Ma.

Para essa coleção, nossa equipe de estilo se inspirou no conceito Ma, representado na cultura japonesa pela união de dois símbolos: a porta e o sol. A porta, aberta, é essencialmente um espaço vazio. Um vão através do qual enxergamos a luz do sol. Ma é uma ausência que permite que algo se manifeste através dela. Como se através do nosso vazio pudéssemos ver a luz. Ma é a pausa nas conversas, o silêncio. O vazio com propósito. 

ANADUQUE+

Anaduque+ /Cortesia
Anaduque+ /Cortesia

A Ana Duque+ nasceu com a proposta de ser uma marca que olha para a moda como manifestação cultural e não como indústria. Seu objetivo é apresentar e homenagear, a cada coleção, uma cultura. A designer, que cursou direito, procurou uma forma de canalizar sua força criativa, que floresceu graças ao incentivo da avó que sempre a ensinou sobre a sua origem japonesa e sobre a riqueza da diversidade. Através disso, Ana Beatriz Duque materializou em peças referências e trabalhos que absorveu ao longo do seu desenvolvimento como designer. 

Foi inspirada nessa jornada que nasceu a Place of Freedom, segunda coleção da marca que tem as peças de barro são a grande novidade da coleção. Produzidas por uma família de artesãs que passa o conhecimento de geração em geração: os colares, os vasos e as xícaras foram moldados nos corpos dessas mulheres, o que torna cada peça única e rica em história. A marca mais uma vez exalta o trabalho de artistas locais ao escolher dar voz à associação dos artesãos de Coqueiro Campo Buriti, comunidade rural do Município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 

Para reforçar a responsabilidade socioambiental, a Ana Duque+ escolheu trabalhar com tecidos sustentáveis que misturam algodão e poliéster de PET reciclado.

GIA

GIA /Cortesia
GIA /Cortesia

Criada em Belo Horizonte, a Gia começou como um projeto pessoal de duas amigas, Sara Paiva e Izabella Mourão, que, na necessidade de se reinventarem, decidiram usar toda sua criatividade e perceberem que há potencial de reinvenção em tudo, por isso o investimento no upcycling e no rework.

A maior parte da produção da Gia são peças de patchwork e upcycling, uma moda sustentável e necessária. As peças são confeccionadas com tecidos reaproveitados e em pequena escala, o que evita desperdícios.
“Acreditamos que um produto só vale a pena ser vendido se todos que participaram desse processo se beneficiam de modo justo dele.” conta a dupla, que valoriza uma rede de apoio e produção local de Belo Horizonte.

Compartilhe este conteúdo

Relacionadas

Ver todas
justynaczerniak_-ps-shadesofmylife-sarahloufalk-mikialamode-nick-leuze-paris-fashion-week-fall-winter-2022-03-03-2022-njl_2439-scaled
Moda

Método de 3 palavras é a técnica do momento para descobrir seu estilo

foto: pedro macedo para A magazine Curated by
Moda

Moon river cha cha: Conheça o stylist mineiro Matheus Lomonte

Pedro Scooby com peças de sua coleção para a Quicksilver / Foto: Cortesia
Moda

Pedro Scooby fala sobre sua primeira coleção de moda e os ensinamentos do surf

Foto do anel peniano de 18 quilates / Imagem: Reprodução
Moda

Frank Ocean lança anel peniano de R$ 130 mil para sua marca de acessórios Homer

Mais Lidas
Mais Curtidas
1
Por que o crescimento vertiginoso da Shein não é uma boa notícia
2
Shein abre primeira loja física no Brasil
3
As 10 principais tendências da moda masculina para o verão 2022/2023
4
Collab Nike x Jacquemus chega ao Brasil
5
A visão do fim e de um novo começo: O brutalismo da arquitetura às passarelas
6
A Gen Z está obcecada com o Old Money: Por que isso pode ser problemático?
7
Frank Ocean lança anel peniano de R$ 130 mil para sua marca de acessórios Homer
8
TOP 10: As melhores faculdades de moda públicas do Brasil
9
Julia Fox é um ícone de moda e explicamos por que
10
Nike e CBF revelam nova camisa da seleção brasileira de futebol
1
Entenda a mudança que irá transformar o sistema de moda
2
"Coronavirus pode ser um recomeço", diz Li Edelkoort
3
Revista Bravo! é relançada em formato independente
4
LAB de Emicida traz a voz das ruas para passarela do SPFW
5
Dossiê FFW: Os 10 hits dos desfiles internacionais do Inverno 2017
6
Sem tabu: as revistas nacionais que retratam o nu masculino
7
Por que Stella McCartney está anos luz à frente de outras marcas de luxo
8
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
9
Reveja o desfile da Louis Vuitton que aconteceu no Rio de Janeiro
10
Lagerfeld lança estojo de desenho com a Faber Castell

Veja Também

photo_craves_copyright-nyx-professional-makeup
Beleza

5 ativações de beleza no Metaverso

Cena do documentário We Met in Virtual Reality / Reprodução
Tecnologia

We Met in Virtual Reality é o primeiro documentário filmado dentro da realidade virtual

nike_bnt_jersey_1_uncropped
Moda

Nike e CBF revelam nova camisa da seleção brasileira de futebol

nftiff-nft-tiffany-ffw-2022
Moda

A Tiffany & Co. está transformando NFTs em joias por R$ 240 mil

foto: David Carneiro
Comportamento

Caio Braz documenta Missa do Vaqueiro em nova serie audiovisual

brutalismo-capa-ffw-2022
Moda

A visão do fim e de um novo começo: O brutalismo da arquitetura às passarelas

img_0482
Moda

Osklen lança linha TRKK, que resgata essência outdoor da marca

ous-2
Cultura

Lady Gaga é confirmada para a sequência do filme Coringa

image00010
Moda

Modelo brasileira Juliana Nalú estrela campanha da Skims, de Kim Kardashian

prada-nylon-bag-1561484555417
Moda

Basta criar linhas e logos verdes para ser sustentável?

design-sem-nome-5
Moda

Julia Fox é um ícone de moda e explicamos por que

selena
Beleza

FFW News Beleza: Rare Beauty chega ao Brasil que passa a ocupar 3º lugar entre os maiores consumidores de beleza do mundo


Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
© 2022 FFW Media. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×