FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Radar FFW: As últimas novidades da moda na semana

    Nessa semana, destaques para Lote, Haight, Anaduque+ e Gia

    Radar FFW: As últimas novidades da moda na semana

    Nessa semana, destaques para Lote, Haight, Anaduque+ e Gia

    POR Luxas Assunção

    LOTE

    LOTE /Cortesia

    LOTE /Cortesia

    A Lote nasceu sem pressa, em meio ao caos e desequilíbrio, tentando reorganizar ideias e ressignificar o processo criativo da sua criadora, Luiza Tiezzi. Luiza é estilista e atua no mercado há mais de 10 anos, tendo trabalhado para marcas como Daslu, Cris Barros e Nk store: “Toda essa minha trajetória me trouxe muitos questionamentos e inseguranças em relação a moda e consumo atual.” conta a designer. 

    A marca funciona como um projeto de experimentação, sem as pressões e amarras da indústria. As peças são feitas a partir da reconstrução e modificação de artigos comprados em lotes, daí o nome. Esses lotes são provenientes de uma longa curadoria obtida através, principalmente de leilões, famílias vende tudo, feiras, e vendedores diretos. Muitas vezes os lotes são fechados, e não há como saber seu conteúdo antes da compra: Luiza Tiezzi então ressignifica esses produtos e cria as chamadas cartelas – nome que deu às coleções da marca, em referência aos leilões. 

    Para essa primeira cartela foram confeccionadas peças de roupas feitas com toalhas de mesa, guardanapos e lençóis antigos. A primeira venda oficial acontece através do site e Instagram, que será lançado dia 14/09.

    HAIGHT

    HAIGHT /Cortesia

    HAIGHT /Cortesia

    Mah Franklin, diretora criativa e fundadora da Haight, conta que não sonhava em abrir uma marca própria, mas em um dado momento a marca na qual ela trabalhava fez um desfile em colaboração com uma marca de beachwear grande e então, em 2015, seu sócio e amigo Philippe, lhe propôs que abrissem uma marca.

    Em 2019, após participarem de uma série de feiras de atacado e já estar presente em diversas multimarcas e e-commerces, a Haight estreou na SPFW e o resto é história, a marca conseguiu navegar muito bem a pandemia com uma série de iniciativas de responsabilidade social e cuidado, apesar de ter atrapalhado alguns planos dos sócios e nesta semana, lança sua nova coleção: Ma.

    Para essa coleção, nossa equipe de estilo se inspirou no conceito Ma, representado na cultura japonesa pela união de dois símbolos: a porta e o sol. A porta, aberta, é essencialmente um espaço vazio. Um vão através do qual enxergamos a luz do sol. Ma é uma ausência que permite que algo se manifeste através dela. Como se através do nosso vazio pudéssemos ver a luz. Ma é a pausa nas conversas, o silêncio. O vazio com propósito. 

    ANADUQUE+

    Anaduque+ /Cortesia

    Anaduque+ /Cortesia

    A Ana Duque+ nasceu com a proposta de ser uma marca que olha para a moda como manifestação cultural e não como indústria. Seu objetivo é apresentar e homenagear, a cada coleção, uma cultura. A designer, que cursou direito, procurou uma forma de canalizar sua força criativa, que floresceu graças ao incentivo da avó que sempre a ensinou sobre a sua origem japonesa e sobre a riqueza da diversidade. Através disso, Ana Beatriz Duque materializou em peças referências e trabalhos que absorveu ao longo do seu desenvolvimento como designer

    Foi inspirada nessa jornada que nasceu a Place of Freedom, segunda coleção da marca que tem as peças de barro são a grande novidade da coleção. Produzidas por uma família de artesãs que passa o conhecimento de geração em geração: os colares, os vasos e as xícaras foram moldados nos corpos dessas mulheres, o que torna cada peça única e rica em história. A marca mais uma vez exalta o trabalho de artistas locais ao escolher dar voz à associação dos artesãos de Coqueiro Campo Buriti, comunidade rural do Município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 

    Para reforçar a responsabilidade socioambiental, a Ana Duque+ escolheu trabalhar com tecidos sustentáveis que misturam algodão e poliéster de PET reciclado.

    GIA

    GIA /Cortesia

    GIA /Cortesia

    Criada em Belo Horizonte, a Gia começou como um projeto pessoal de duas amigas, Sara Paiva e Izabella Mourão, que, na necessidade de se reinventarem, decidiram usar toda sua criatividade e perceberem que há potencial de reinvenção em tudo, por isso o investimento no upcycling e no rework.

    A maior parte da produção da Gia são peças de patchwork e upcycling, uma moda sustentável e necessária. As peças são confeccionadas com tecidos reaproveitados e em pequena escala, o que evita desperdícios.
    “Acreditamos que um produto só vale a pena ser vendido se todos que participaram desse processo se beneficiam de modo justo dele.” conta a dupla, que valoriza uma rede de apoio e produção local de Belo Horizonte.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW