Kate e Laura Mulleavy ©Reprodução
O blog do “LA Times” anunciou uma parceria entre a Rodarte e a Filarmônica de Los Angeles para a obra de Mozart, “Don Giovanni”, com estreia marcada para maio de 2012.
As irmãs Kate e Laura Mulleavy, estilistas da marca, afirmam que esta não foi uma decisão difícil de tomar, “nossa avó era cantora de ópera e este é um trabalho que a deixaria muito orgulhosa”.
As designers da Rodarte já eram respeitadas no meio da moda por sua visão mais artística e pelo uso de técnicas artesanais que estão sempre presentes em seu trabalho. Mas ficaram conhecidas mesmo após criarem o figurino para o filme “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky.
“Don Giovanni” é a primeira peça de uma trilogia a ser apresentada pela Filarmônica de Los Angeles. Em seguida vêm “The Marriage of Figaro”, em 2013, e “Così Fan Tutte”, em 2014. Esta última também ganhou uma versão em Bruxelas, em 2006, com figurino criado por Christian Lacroix, um veterano dos espetáculos.
Já na Inglaterra, o English National Ballet faz uma releitura do balé “The Rite of Spring”, de Stravinsky, que também tem a participação de um designer mais ligado à indústria da moda, o italiano Kinder Aggugini. A apresentação celebra o legado do coreógrafo e fundador do Ballets Russes, Sergei Diaghilev, e estreia em março deste ano, em Londres. Aggugini, que já desenhou para John Galliano, Vivienne Westwood, Paul Smith e Versace, disse estar lisonjeado com o convite da companhia britânica. “Não é apenas desenhar um figurino, é fazer nascer uma peça de arte icônica”.
Sketch para “The Rite of Spring” e tutu de pétalas de rosa de Kinder Aggugini ©Reprodução
A ligação entre grandes nomes da moda e do espetáculo é antiga. Lacroix, conhecido como o grande pioneiro de figurinos para as artes cênicas, tem criado figurinos criativos para diversos balés e óperas desde 1988. Entre eles, constam peças de can-can para o “Gaîeté Parisienne”, inspiradas na Belle Époque, e as óperas em “Carmen” e “Cinderela”. Todas estas criações foram exibidas em uma exposição dedicada a essa sua veia cênica, a “Le Costumier”, que ficou em cartaz em São Paulo, no MAB, na Faap, em 2009.
Sketch e vestido em exposição de Christian Lacroix para “Cosi fan Tutte” ©Reprodução
As criações de Stella McCartney e Viktor and Rolf ©Reprodução
Mais parcerias: o sapateiro Christian Louboutin criou uma série de sapatilhas que ele chama de “Ballet Stilettos” para o English National Ballet; Stella McCartney assinou o figurino de “Ocean’s Kingdom”, que estreou em 2011 com o New York City Ballet; a dupla alemã Viktor & Rolf criou peças extravagantes e coloridas, finalizadas com mais de um milhão de cristais Swarovski para duas óperas de Robert Wilson; e a marca Chloé fez o caminho inverso e convidou a bailarina Janie Taylor para fazer um filme em que ela dança usando roupas da coleção, em 2011.
Janie Taylor dança vestindo Chloé:
Estes encontros entre designers e palcos são cada vez mais comuns. A vida que as roupas ganham quando se juntam a outra forma de arte é algo muitas vezes difícil de conseguir nas passarelas e, ao mesmo tempo, uma realização extremamente atraente para os estilistas. Resumo da “ópera”: ambas as partes saem ganhando. Os espetáculos, que muitas vezes não têm a devida exposição na mídia, alavancam esse lado se unindo a criadores renomados do mundo da moda; e os estilistas têm a oportunidade de participar de criações embasadas em peças culturais de expressão mundial, elevando seu trabalho ao status da arte.