FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Série SPFW N47 Estreias: referência da moda com propósito, Flavia Aranha entra para o line up do evento
    A estilista Flavia Aranha / Foto: Thays Bittar
    Série SPFW N47 Estreias: referência da moda com propósito, Flavia Aranha entra para o line up do evento
    POR Camila Yahn

    No momento em que comemora 10 anos de marca, Flavia Aranha dará um novo passo: sua estreia nas passarelas do SPFW no próximo dia 27 de abril.

    Flavia, 35, está à frente de sua marca homonima, que se tornou um exemplo de como inserir práticas sustentáveis e responsabilidade social em produtos que equilibram desejo e propósito. Não raro, ela recebe grupos em seu ateliê para workshops de tingimento natural.

    É essa história – a sua própria, misturada a de comunidades artesãs espalhadas pelo Brasil – que ela vai contar em seu primeiro desfile, porém se permitindo a voltar para um ambiente mais criativo dentro da moda. “Faz algum tempo que queremos criar uma imagem de moda. Eu sempre me ocupei muito em organizar e consolidar o negocio, foquei na gestão, nos processos, na seriedade de manter um projeto sólido. Agora estamos prontos pra esse novo momento. E um desfile passa a mensagem que a gente fala sem precisar falar”, diz em uma conversa com o FFW.

    E a mensagem de Flavia é forte. Nesta coleção, ela está exercitando mais as formas, trazendo inovações tecnológicas e o trabalho manual de primeira feito em parceria com cinco grupos que trabalham com a marca. “É um pouco do nosso ecossistema, mas agora num espaço mais criativo. Quis representar esteticamente todas essas mulheres, esse universo, olhar para nossas raizes, nossa identidade como Brasil e fazer uma conexão com nosso momento político. Mostrar onde as coisas começaram a dar errado e ao mesmo tempo saber como o Brasil é potente. É um diálogo entre potência e questionamentos sobre como a gente inviabiliza essa potência”.

    Galpão onde acontece o processo de tingimento natural / Reprodução

    Galpão onde acontece o processo de tingimento natural / Reprodução

    Para o desfile, Flavia convidou uma equipe jovem e que, assim como ela, buscam propósito em suas escolhas e trabalhos. No styling estão Maika Mano e Jeff Ferrari; a beleza fica com a super jovem maquiadora Mika Safro, de apenas 20 anos; o fotógrafo Caio Ramalho, que já trabalhou com Flavia, está participando das conversas em torno do desfile e construindo um casting que representa o discurso da estilista. “É uma turma muito criativa, consciente e engajada”, comenta Flavia. A designer artesanal Lane Marinho é quem está criando os sapatos.

    Flavia não está trabalhando com sazonalidade e as peças do desfile chegarão em suas lojas cerca de dois meses após o desfile. Algumas estarão nas araras, outras serão produzidas sob encomenda pois são pintadas à mão pela própria estilista. Ela também está aplicando desenhos e estampas manuais em algumas peças, algo que pode surgir como uma surpresa para seu público, acostumado aos tons naturais e calmos.

    Que for ao seu desfile, pode esperar não apenas o encantamento pelos processos e resultados, mas também alguns questionamentos. “O próprio formato do desfile é algo que vou questionar. Sempre olho para como as coisas são feitas, questionando a própria indústria da moda. A maneira como estamos configurando o desfile vai mostrar nossa perspectiva de ver as coisas. Está sendo um desafio. Estou muito animada e um pouco nervosa. Mas feliz”.

    Campanha do Verão 2019 de Flavia Aranha / Foto: Caio Ramalho

    Campanha do Verão 2019 de Flavia Aranha / Foto: Caio Ramalho

     

    *O SPFW acontece de 22 a 27 de abril no espaço Arca e terá cobertura completa do FFW.

    Não deixe de ver
    Egho Studios se junta a Working Title para lançar collab
    Piet e Oakley se inspiram a cultura dos bailes de rua em nova coleção colaborativa
    Qual espaço o luxo ocupa com exclusividade?
    Vendas da Miu Miu e Hermès crescem, PUMA Speedcat OG desbanca o adidas samba, nova collab entre New Balance e Jack Harlow
    Lewis Hamilton celebra Ayrton Senna e Brasil com look exclusivo
    Das pistas de corrida para as vitrines: a moda anda obcecada pelo automobilismo
    Marina Ruy Barbosa estrela campanha de verão da Melissa
    Osklen lança coleção cápsula em famíla chamada Atelier
    O que o streetwear tem a ensinar sobre a criação de comunidades
    O Fashion Show de Charli XCX e Troye Sivan na Sweat Tour
    FFW