05.11.2020 / Moda / por

SPFW 25 Anos: Saiba como foi o primeiro dia de desfiles digitais

Victor Hugo Mattos / Foto: Paulo Mendel
Victor Hugo Mattos / Foto: Paulo Mendel

Fernanda Yamamoto


View this post on Instagram

#SPFW25anos #FernandaYamamoto Confira na íntegra a apresentação “SOMOS”, vídeo de abertura para a primeira edição digital da São Paulo Fashion Week. FICHA TÉCNICA VÍDEO Direção: @italo.massaru Captação e edição: @vdaguano Colaboração @clarisseromeiro COMPOSIÇÃO MUSICAL COLETIVA Marília Vargas (Concepção musical) SOPRANOS Aline Souza, Ananda Gusmão, Bárbara Blasques*, Jaíne Azevedo e Joyce Bastos CONTRALTOS Alexia Cardoso, Cássio Pereira e Irina Alfonso TENORES Ricardo Cerqueira, Thomas Bentancour, Vinicius Thomazinho e Wilian Manoel *apoio em edição de efeitos sonoros eletrônicos PRODUÇÃO DE ÁUDIO Paulo Galvão Filho/ PGMUSIC Produções COLEÇÃO MÃOS SOAM Palíndromos e estampas criados por Clarisse Romeiro do Veredas Atelier ATELIÊ FY Cleide Lopes, Euler Sampaio, Fernanda Yamamoto, Fernando Jeon, Giulia Wenzel, Ionildes Castro, Luciana Bortowski, Luciana Salazar, Marina Zomignan, Oseias Araujo, Rosali Araujo, Salmir Alves, Silvia Batista, Sueli Freitas e Valeria da Cunha COMUNICAÇÃO Anne Fernandes e Marcia Fonseca

A post shared by Fernanda Yamamoto (@fernandayamamoto_loja) on

Intitulada “Somos” a apresentação de Fernanda Yamamoto abriu a edição comemorativa de 25 anos do SPFW. O vídeo apresentado teve como fio condutor palíndromos (palavras que podem ser lidas de diferentes formas, sem perder seu sentido), que foram criados pela designer Clarisse Romeiro e interpretados pelo Coral Jovem do Estado de São Paulo. Na prática, as palavras foram transmutadas em estampas feitas manualmente, cujas peças já estão disponíveis no e-commerce da marca.

Victor Hugo Mattos

A modelo Emilly Nunes na apresentação de Victor Hugo Mattos / Foto: Cortesia
A modelo Emilly Nunes na apresentação de Victor Hugo Mattos / Foto: Cortesia

Participante até então do Projeto Estufa, Victor Hugo Mattos estreou no calendário oficial com uma coleção ultra solar chamada “Cálida”. Uma ode ao astro sol e suas fases, além da exaltação do poder do feminino e da natureza, com fortes elementos que remetiam ao sagrado, sem estar atrelado a religiosidade de forma literal. Sensorial, o vídeo conseguiu ainda dar destaque ao trabalho do estilista e artesão, que já é conhecido por peças repletas de bordados e acabamento manual. Crochês justos ao corpo, elementos metalizados e máxi acessórios foram destaque. Ao fundo, a voz marcante da cantora Letrux.

Irrita por Rita Comparato

Cena do video da Irrita / Foto: Flavia Faustino
Cena do video da Irrita / Foto: Flavia Faustino

Famosa por estampas gráficas e pela expertise em trabalhar com cores fortes que, em um primeiro olhar, nem sempre combinam entre si, Rita fez uma estreia poderosa na SPFW. O vídeo carrega o seu DNA, que celebra a cor, o movimento e a moda de uma forma livre, despretensiosa e muito própria. As bailarinas contemporâneas em ação, o Minhocão e centro de São Paulo como cenário, foram inúmeros elementos que poderiam interferir, mas só exaltaram a estética vibrante da Irrita.

Isabela Capeto


View this post on Instagram

Esse foi um ano de muitos aprendizados e vivências únicas. Estar em casa, olhar pra dentro, reorganizar valores, ouvir novas vozes, transformar, acolher, ressignificar… todas essas ideias estiveram e estão em nós e foi a partir de todas essas vivências que surgiu essa nova coleção. Não uma ruptura, mas um desenvolvimento de ideias e valores que ganharam novos significados e se fortaleceram com a consolidação dos elos pessoais e profissionais que experimentamos nesses dias. Um novo florescer, que agora sai de casa, abraça o “novo mundo”, caminha dança e voa no sentido da luz! Direção Criativa: Isabela Capeto Direção: @luisaarraes e @caio_blat Styling: @felipeveloso Fotografia e Edição: @antonioleotearraes Beleza: @maxwebertotalbeauty Coreografia: Amalia Lima Trilha Sonora: @torreaomatheus Dançarinxs: @silva_kkarol – @ela_g4bri – @joaovictorcavalcanterj – @larlim1 – @sendoarocha

A post shared by Isabela Capeto (@isabelacapeto) on

Logo após a transmissão da coleção “Brotar”, Isabela Capeto revelou que todas as inspirações, peças, ideias foram concebidas na sala da sua casa, então nada mais natural que esse fosse o cenário para o vídeo. Assim como Rita Comparato, a estilista carioca explorou a dança para mostrar suas roupas em movimento. Ombros volumosos, mangas marcantes, laços e estampas naïf, tão características do trabalho de Capeto brilharam em uma série de cenas com mood otimista e, ao modo dela, intimista.

ÀLG

Look da ÀLG / Foto: Cortesia
Look da ÀLG / Foto: Cortesia

Estreante na SPFW, a linha mais acessível e esportiva da À La Garçonne, que tem também Alexandre Herchcovitch como estilista, foi a mais fiel ao formato desfile. Modelos em sequência exibiram t-shirts, parkas tricolores, bikers e peças em modelagem oversized. A silhueta afastada do corpo somada a cartela majoritariamente em tons pastel enfatizaram o apelo mais jovem e comercial da coleção. A etiqueta também optou pelo formato see now, buy now; segundo Alexandre boa parte das peças já estavam disponíveis no e-commerce desde o início da tarde de hoje (04.11).

Assista ao desfile aqui.

Lenny Niemeyer


View this post on Instagram

Assista à nossa apresentação completa #lennyniemeyer #spfw #spfw25anos

A post shared by LENNY NIEMEYER (@lennyniemeyer) on

Exuberante, como era de se esperar, assim foi a apresentação de Lenny Niemeyer. A coleção de verão 2021 nasceu a partir de uma sessão de fotos, onde flores e plásticos reflexivos eram protagonistas. Essas imagens foram desdobradas em uma série de estampas gráficas, com toques holográficos, que remetiam a prismas. Apesar de também ter se utilizado da dança, a marca de beachwear foi por um caminho mais contido, optando por explorar o movimento de uma forma mais etérea, sofisticada e levemente sexy.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×