FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    SPFW 25 ANOS: saiba todos os detalhes sobre as apresentações do dia 2
    Detalhe da apresentação da carioca A.Niemeyer, highlight do dia 2 da SPFW
    SPFW 25 ANOS: saiba todos os detalhes sobre as apresentações do dia 2
    POR Vinicius Alencar

    Abaixo um resumo de todas as apresentações digitais do segundo dia de SPFW.

    Korshi01

    Pedro Korshi declarou que conseguiu expressar mais a identidade da sua marca na apresentação virtual do que antes, nos desfiles presenciais do Projeto Estufa. Quando ele revela que foram criadas apenas 10 peças, mas que elas se metamorfosearam e multiplicaram tornando-se inúmeras outras, você entende o raciocínio do diretor criativo.

    Macacão que vira saia, casaco, capa; calças que aparecem como tops; vestidos que são resultado da união de duas peças. Essa versatilidade é uma estratégia não apenas criativa, como um mecanismo inteligente e ultra conectado ao momento atual, em que termos como minimalismo e multifuncionalidade são repetidos aos montes.

    A apresentação virtual ainda pôde mostrar uma faceta de Pedro mais humorada, já que o vídeo retrata todos os esteriótipos da moda sem tirar a seriedade de suas criações. Um jogo minucioso, onde você questiona até que ponto ele constrói ou desconstrói suas peças.

     

    Ponto Firme

    O projeto capitaneado por Gustavo Silvestre apresentou sua terceira edição no evento e, pela primeira vez, como bem disse o estilista, tiveram a oportunidade de revelar um pouco mais sobre como se dá o processo antes do desfile, não apenas o criativo, como também a relação no dia a dia com os participantes, muitos deles egressos.

    O vídeo, que misturou um ar documental com toques de fashion film, humanizou o projeto, com sensibilidade e delicadeza, mas não dando as costas para a realidade. A multimarca NK Store cedeu peças, que ganharam bordados, novos acabamentos e texturas. O crochê, técnica tão explorada atualmente, foi o grande protagonista. Destaque para os vestidos-camisola com rendas delicadas, repletos de transparência e babados, que remetiam à lingerie de uma forma não-óbvia. Uma verdade sincera de mãos dadas com a poesia.

    A.Niemeyer

    A.Niemeyer encontrou uma forma sofisticada para mostrar sua nova coleção, sem parecer ultra comercial. No vídeo de Hick Duarte, um casting diverso exibiu as criações de Fernanda Niemeyer e Renata Alhadeff, mostrando que a marca entende bem a mulher (e não a menina) com quem se comunica.

    Em uma cartela formada principalmente por terrosos e neutros, as peças misturavam diferentes técnicas e materiais. O conforto proposto pela etiqueta conhecida por ressignificar o loungewear, era sentido em cada take – e enfatizada pela trilha criada por Marcelo Gerab. Aguçando os sentidos, a vontade era de tocar nas peças caneladas e repletas de nervuras. O styling foi de Renata Correa e a direção de desfile, Augusto Mariotti.

    Amir Slama

    A letra da música “Dura na Queda” interpretada por Elza Soares ao fundo dava o tom otimista da coleção de Amir Slama, inclusive, o estilista fez questão de enfatizar que queria que sua apresentação fosse um sopro de leveza em meio a esse momento marcado por tantos fatos caóticos e também se referindo a pandemia.

    Na prática: maiôs ultra cavados, biquínis com recortes e formas geométricas na modelagem. Algumas das peças que estavam no acervo da marca foram recicladas e ganharam novos ares e decotes. Em comum, a estampa de sol que apareceu em quase todos os looks.

     

    Alexandre Herchcovitch, 50 anos
    O estilista mais aclamado da moda nacional irá comemorar 50 anos de vida em 2021, mas antecipou a celebração em um vídeo com viés documental que foi exibido nesta edição de 25 anos da SPFW. Conhecido por subverter estéticas, conceitos e os limites da roupa, Alexandre resumiu sua linha de raciocínio e estética em seis looks emblemáticos. Mesmo parecendo pouco para uma carreira marcada por tantos desfiles memoráveis, o curta é uma oportunidade inédita de entender como o criador idealiza cada peça. São detalhes de construção, desejos, sentimentos que não se limitam as peças exibidas, porque, na verdade, dão um panorama que vai muito além do que está ali.

    Tecidos vaporosos que ganharam correntes e perderam seu esperado movimento; técnicas dos anos 1950 trazidas para um desfile dos anos 2010; materiais que ele experimentou de diversas formas, como o látex; além da sua interpretação de ícones pop, como Marilyn Monroe e Boy George. Interessante ver a relação de Alexandre com seu trabalho, sem filtros e com suas próprias palavras.

     

    Another Place

    Batizada de Broken Promises for Broken Hearts, a apresentação virtual da nova coleção da Another Place de Rafael Nascimento, fortaleceu os códigos da marca: peças sem gênero, com arremates de temática esportiva, looks monocromáticos e minimalistas. Representando os anseios e a nostalgia de seus clientes boêmios, o roteiro gira em torno de uma epifania, interpretada pelo ator Cadu Libonati.

    Urbano e sexy, o mood se estende a trilha criada por @barbaraohana. Em conversa com o FFW, o diretor criativo revelou que a coleção será lançada em pequenos drops, ao longo dos próximos meses. A direção do vídeo foi de Henrique Sauer e o styling, Mateus Andrade.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW