Thierry Mugler: a história de um estilista radical 

Relembramos a trajetória do estilista francês que revolucionou a moda nos 80 e 90

01tmag-mugler-slide-0f1d-superjumbo

O lendário estilista francês Manfred Thierry Mugler, que revolucionou a forma como vemos moda nos anos 80 e 90 através de suas criações ousadas e seus desfiles extravagantes, faleceu no último domingo (23.01) deixando um legado invejável. O impacto de Mugler na moda é enorme, por isso, relembramos a sua trajetória e homenageamos a história do estilista.

1948

Manfred Thierry Mugler nasceu na cidade de Estrasburgo, na França, em 21 de dezembro.

1972

Ele começou sua carreira como dançarino (o que influenciaria muito seu trabalho na moda) e se mudou para Paris aos 24 anos, onde chamava atenção por seus looks. Começa na moda trabalhando como fotógrafo e vitrinista. Também atua como assistente de design para diversas marcas de Paris, Londres e Milão.

1973

Em 1973, ele desenhou sua primeira coleção, ainda sob o nome de Café de Paris e recebeu um financiamento, o que o possibilitou que abrisse sua marca homônima, Thierry Mugler, no ano seguinte. A marca experienciou grande sucesso, principalmente durante os anos 80, revolucionando a definição de elegância e a forma como a moda era vista, com as criações únicas de Mugler.

Thierry Mugler, 1979
Thierry Mugler, 1979

1978

Mugler abre sua primeira loja em Paris e lança sua linha masculina de pret-à-porter.

1984

O estilista faz seu primeiro desfile espetáculo aberto, com mais de 6 mil pessoas e metade dos ingressos vendidos ao público, um movimento bastante revolucionário para a época. Os desfiles de moda nunca mais foram os mesmos depois disso.

Thierry Mugler, Desfile aberto ao público, 1984
Thierry Mugler, Desfile aberto ao público, 1984

1986

Manfred compra a parte de seus acionistas e se torna o único dono de sua marca própria.

1990

A Thierry Mugler começa a licenciar perfumes atingindo grande sucesso comercial, tornando a marca conhecida para além do pequeno círculo da moda.

1992

Ele lança o perfume Angel, um sucesso absoluto e um dos perfumes mais vendidos no mundo. Nesse mesmo ano, ele também apresentou sua primeira coleção de Alta-Costura, no Ritz Hotel, em Paris.

Campanha do Perfume Angel, da Thierry Mugler, em 1992
Campanha do Perfume Angel, da Thierry Mugler, em 1992

1995

Em constante diálogo com o pop, Mugler faz o mega-desfile histórico de Alta Costura Inverno 1995 no Cirque d’Hiver, com uma coleção de 300 looks de inspiração fetichista, desfilada por nomes como Tippi Hedren, Patty Hearst e Veruschka e performance de James Brown. O jornal New York Times chama o desfile de Woodstock da moda

1997

Thierry Mugler apresenta a icônica coleção de Alta Costura ‘The Insects’. Pouco tempo depois a marca descontinua suas linhas de vestuário, se dedicando exclusivamente à perfumaria, agora sob os domínios da empresa de cosméticos Clarin.

Coleção The Insects, Thierry Mugler
Coleção The Insects, Thierry Mugler

2002

Manfred Thierry Mugler se aposenta da moda e se muda para Nova Iorque, se dedicando exclusivamente ao design de figurino, que sempre foi uma de suas grandes paixões.

2009

Manfred Mugler fica recluso do olhar público e da mídia, retornando como conselheiro artístico de Beyoncé e desenhando os looks da tunê I Am…Sasha Fierce.

Figurino de Thierry Mugler para Beyoncé
Figurino de Thierry Mugler para Beyoncé

2010

A marca Thierry Mugler, pouco falada desde então, retoma suas linhas de vestuário com nome alterado para apenas Mugler. Desde então, Nicola Formichetti e David Koma ocuparam o cargo de diretores criativos da maison antes de Casey Cadwaller, atual diretor criativo.

2022

Manfred Thierry Mugler é homenageado com a exposição Thierry Mugler: Coutourissime, em Paris, no museu de Artes Decorativas. Com a exposição ainda em cartaz, no dia 23 de janeiro o estilista vem a falecer.

Exposição Thierry Mugler Coutourissime, Paris
Exposição Thierry Mugler Coutourissime, Paris

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×