Nos anos 90 ou 2010, era bastante comum imagens de skatistas e rappers com calças arriadas, quase abaixo do glúteo e com cuecas aparecendo. A tendência polêmica já foi alvo de histórias, fake news e até proibições no passado. Com origem periférica e marginalizada, usar as cuecas aparecendo, vazando sobre o cós das calças e bermudas foi alvo de muito preconceito, mas não deixou de conquistar os jovens de suas épocas.
Agora, em outro momento político e social, a tendência foi trazida de volta por quem menos imaginávamos: as passarelas das grandes marcas de moda de luxo de Milão e Paris desde a temporada de verão 22, quando a Miu Miu baixou as cinturas e deixou as cuecas à mostra no seu desfile feminino. E agora foram as marcas masculinas que aderiram em peso à estética em seus desfiles para o Inverno 22/23.
quando surgiu
É impossível falar das cuecas para fora das calças sem mencionar a cena do rap e do hip-hop nos anos 90. Provavelmente a primeira vez que se tem notícia dessa tendência na cultura, quando o mundo, e, principalmente, os EUA se renderam aos gêneros musicais da cultura preta. Com suas letras sem censura, relatando a realidade dos guetos estadunidenses, os rappers eram figuras igualmente controversas e sedutoras, bem como sua imagem de moda. Da mesma maneira, deixar suas roupas de baixo aparentes nos anos 90 era um statement, um símbolo de ousadia e despretensão e foi um estilo usado à exaustão pelos artistas do rap, hip-hop e R&B da época.
Aaliyah, Tupac, Snoop Dog, o grupo TLC e Ciara (um pouco mais tarde na década) usavam o look e mostravam suas boxers ou samba-canção acima das calças, para elas, combinado com tops esportivos, e para eles, normalmente descamisados e com opulentes cordões de ouro no pescoço. As marcas escolhidas variavam, mas a preferência era para as cuecas da Tommy Hilfiger e Calvin Klein.
Desde a década de 90, o hip-hop só decolou e a tendência seguiu firme nesse universo. No Brasil, não foi diferente, as estrelas do funk e do rap nacional também usavam o look e cuecas de marcas como Red Nose e Bad Boy apareciam acima do cós das calças jeans.
Foi um pouco depois, nos anos 2010, que novos ícones de moda do pop furaram a bolha e conseguiram, no auge de seus privilégios, popularizar a tendência. São nomes como Justin Bieber, com suas calças tão baixas que chegaram a se tornar piada. Mas em pouco tempo, para o terror de seus pais, todos os jovens estavam com suas calças largas abaixadas e cuecas aparentes.
Também vale uma menção honrosa ao universo do skate, um dos principais propagadores do estilo cargo e que usavam calças tão largas que pareciam frequentemente estar caindo, à mercê das manobras radicais, deixando em evidência, de forma natural, as cuecas dos atletas.
O RETORNO DA TENDêNCIA NA MODA
Com a nostalgia a todo vapor e tendências dos anos 90 e Y2K sendo frequentes, não é uma surpresa que micro tendências como as roupas-de-baixo aparentes façam seu próprio comeback. Nos últimos anos, vivemos uma drástica mudança na silhueta das calças: de calças skinny para modelagens cada vez mais largas e inclusive calças cargo, além da diminuição do cós até chegarmos nas calças de cintura baixa, que parecem ser a bola da vez.
É simples: as peças de cintura baixa naturalmente expõem mais as roupas-de-baixo e os croppeds, sendo utilizados cada vez mais – inclusive por homens – também ajudam a deixar as cuecas em evidência.
Mais recentemente, no auge dos mini-comprimentos, a Miu Miu apresentou peças com as roupas de baixo aparecendo na sua coleção de Primavera 2022. Para a coleção de Pre-Fall 22, da Balenciaga, que resgatava a atmosfera dos desfiles dos anos 90, as cuecas aparentes também foram destaque dos looks, junto a calças largas e croppeds. A tendência, que é bastante ligada ao universo esportivo, também fez aparições em campanhas da Lacoste.
Mas foi na última temporada de Inverno 22/23 masculina que a tendência mostrou sinais de estar se consolidando. Em sua última coleção póstuma para a Louis Vuitton, Virgil Abloh, que sempre busca inspiração na cultura preta, trouxe as cuecas no modelo samba-canção acima das calças dos modelos. Na Prada e na Y-Project, as cuecas também extrapolavam os limites das calças. Até Kim Jones fez para a Dior, que apresentou uma coleção baseada na elegância e sofisticação parisiense, as roupas-de-baixo também apareceram sobre a cintura das calças.
Quando as cuecas começaram a aparecer para fora, o mundo do luxo não abriu suas portas para a tendência – salvo exceções, como Tommy Hilfiger, o “uniforme” dos rappers nos anos 90. Afinal, foi só muito recentemente que a moda abraçou (e até apropriou) as representações estéticas das periferias, guetos e da cultura preta. Além disso, hoje as marcas de moda sabem o quão lucrativo pode ser criar uma linha de underwear realmente atrativa, como é o caso da Calvin Klein.