A Vetements deve revelar uma nova marca em 22 de julho – o primeiro passo para criar “uma nova versão de como um conglomerado poderia ser”.
“É hora de ousar, de fazer coisas que são diferentes”, Guram Gvasalia, cofundador e CEO da Vetements, disse ao WWD em uma entrevista na última sexta, 25.06, quando a marca com sede em Zurique lançou um vídeo teaser no lugar de uma nova coleção durante a versão digital da Paris Fashion Week masculina.
O clipe, mostrando cenas de cidades modernas, fábricas de alta tecnologia e um caixa de supermercado intercalado com flores desabrochando, termina com um olho piscando sobreposto com a data de lançamento de um projeto secreto.
Gvasalia se recusou a dizer o nome da marca, mas disse que a coleção teria uma estética diferente da Vetements, seria inspirada em roupas masculinas e códigos de indumentária, mas “falará com todos os gêneros”.
Fará parte da nova Fundação da Família Gvasalia, descrita como um “novo laboratório experimental, uma plataforma multidimensional para jovens talentos, que poderá um dia substituir as estruturas tradicionais de conglomerados, redefinindo espaços de co-working e experiências de co-criação”.
A base será fornecer mentoria, desenvolvimento técnico, produção, cadeia de suprimentos, distribuição e suporte financeiro. “Dessa forma, as novas marcas podem permanecer fiéis à sua própria estética e não serem forçadas a perseguir as tendências do mercado, ou pior, ter que vender suas almas aos demônios da indústria”, disse Vetements em um comunicado.
A Gvasalia já havia revelado planos de criar uma plataforma para jovens talentos em 2019. Na sexta-feira, ele descreveu a nova plataforma como um “abrigo para talentos” que não será “suprimido por uma estrutura corporativa”. Ele também deixou claro que as marcas são baseadas em uma ideia e conceitos de design, ao invés de um indivíduo ou mente criativa.
No futuro as novas adições à plataforma podem não ser necessariamente da moda, disse Gvasalia, observando como a Vetements recentemente estendeu sua marca para os alimentos ao lançar um hambúrguer com a varejista de moda de Moscou KM20
Fundada em 2014, a Vetements, que se definia como um coletivo, e seu cofundador, Demna Gvasalia (irmão de Guram), são amplamente creditados por terem desencadeado a tendência do streetwear na moda. Demna Gvasalia deixou a marca em 2019 e agora está focado na Balenciaga, onde é diretor criativo desde 2015. Com a saída de Demna as novas coleções da Vetements vem despertando menos buzz e as vendas já não são as mesma do auge da marca.