FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Assembleia Nacional Francesa aprova medidas contra fast fashion

    Com votação unanime, novo projeto de lei vai regular publicidade e venda de peças descartáveis a preços reduzidos na França.

    Assembleia Nacional Francesa aprova medidas contra fast fashion

    Com votação unanime, novo projeto de lei vai regular publicidade e venda de peças descartáveis a preços reduzidos na França.

    POR Redação

    Em assembleia realizada nesta quinta-feira (14.03), Christophe Béchu, ministro da Transição Ecológica, saudou na Câmara que a França poderá ser “o primeiro país do mundo a legislar para limitar os excessos da ultra fast fashion’’.

    O projeto apresentado pelo Horizons, grupo partidário aliado de Emmanuel Macron, foi aprovado por unanimidade e agora segue para o Senado para nova votação antes de se tornar lei.

    Medidas em prol do meio ambiente

    Dentre as medidas aprovadas contra gigantes do ultra fast fashion como Shein e Temu que produzem por volta de 7200 peças por dia, Anne-Cécile Violland, deputada do Horizons, destaca o ângulo ambiental: “A indústria têxtil é a mais poluente, representando 10% das emissões de gases com efeito de estufa”, ressaltou.

    No projeto de lei, a Câmara define fast fashion a partir de critérios baseados nos volumes produzidos e na velocidade de renovação das coleções. Dessa maneira, a principal medida visa reforçar o sistema “bonus-malus” no setor têxtil combatendo a produção excessiva e os impactos ambientais. O decreto visa fixar um valor de multa que pode chegar até 10 euros (55 reais) por produto feito e vendido. Se aprovado, medida entrará em vigor até 2030.

    Gigantes do fast fashion na mira

    A outra medida, aprovada por todos, exceto o grupo partidário Les Républicains, é a “proibição de publicidade a produtos e empresas” classificadas dentro dos termos de fast fashion. Dessa vez, além de Shein e Temu, “marcas como Zara, Primark, H&M ou Action” também foram citadas pelo grupo ‘‘Stop Fast Fashion’’. A medida inclui também publicidade feita por influencers em redes sociais.

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    A Alaia criou o modelo de sapatilha mais adorado – e você pode ter um!
    FFW SOUNDS: Duquesa, Ajuliacosta e Mc Luanna
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Rider lança chinelo R Bold com Filipe Ret e Caio Luccas
    FFW