Fachada da fonte de Trevi ©Reprodução
A italiana Fendi vai embarcar em um projeto de quatro anos para restaurar e recuperar cinco fontes romanas, começando com a tradicional Fontana di Trevi, um dos pontos mais conhecidos de Roma (e do cinema, eternizada em “La Dolce Vitta”), onde os visitantes jogam moedas para assegurar a sua volta à “Cidade Eterna”.
O projeto completo foi apresentado nesta segunda-feira (28.01) em Roma por Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca, Silvia Fendi, designer e chefe de estilo, o CEO Pietro Beccari e o prefeito da cidade, Gianni Alemanno. O projeto terá um livro de fotos das fontes de Roma, clicado pelo próprio Lagerfeld, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2013. Em 2015, ano em que a marca comemora 90 anos, um grande desfile terá como cenário a fonte de Trevi.
Intitulada “Fendi for Fountains”, cujas iniciais remetem ao logo da marca desenhado por Lagerfeld em 1965, a iniciativa surgiu quando Beccari estava dirigindo para Roma e ouviu no rádio que uma parte da fonte havia desmoronado. Imediatamente, começou a estudar com os seus colegas da grife o que poderiam fazer. “Temos orgulho em ter uma ligação com Roma, embora muitas pessoas não saibam, e é uma ótima oportunidade para fazer algo à cidade que nos abriga. Roma é a casa do ‘made in Italy’”, o CEO diz ao “WWD“.
A grife, que parte do grupo LVMH, vai patrocinar sozinha a reconstrução das fontes, um investimento que, só para a de Trevi, que teve seu último restauro em 1989, está na casa dos dois milhões e meio de euros (aproximadamente R$ 6 milhões). No local, Pietro Beccari disse ao mesmo veículo que não quer grande referência à marca, apenas uma placa que sinalize a sua contribuição.