FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Momento Jeff Koons
    Momento Jeff Koons
    POR Augusto Mariotti

    Por Rafaela Grabert Goldlust

    O artista Jeff Koons, que tem super retrospectiva no Whitney Museum em Nova York ©Reprodução

    A imprensa enquadra Jeff Koons o tempo todo; muitos reclamam dos preços astronômicos cobrados por suas obras; críticos falam que sua arte é uma bobagem fácil, que hoje é reproduzida por um exército de assistentes, mas o artista está eternamente em alta. Bagagem e reconhecimento internacional são poucas palavras para descrever as três décadas e meia de prática de Koons. O mestre americano (e milionário) do neo-pop (como chamam alguns críticos e colecionadores) está invadindo Nova York com três projetos distintos que ajudam a deixar seu nome ainda mais em evidência.

    Atualmente ele está com uma grande mostra no Whitney Museum, a “Jeff Koons: A Retrospective”; também está lançando uma colaboração com a gigante H&M; e tem uma de suas esculturas enormes instalada no mítico Rockerfeller Center (NY) como parte do projeto Public Art Fund, que fica em exibição até o dia 12 de setembro. A obra é o Split-Rocker, que consiste em duas metades: uma cabeça de um pônei inspirada no brinquedo de um de seus filhos, e a outra baseada em um dinossauro de brinquedo. Juntas, elas formam o que parece ser uma gangorra infantil (rocker). Tudo no universo de Koons parece superlativo. A obra Puppy, uma de suas mais famosas, chega a ter 13 m de altura e é produzida em uma grande variedade de flores, como begônias e petúnias, totalizando até 60 mil plantas. Em 2012, a obra Tulips bateu o recorde da época em um leilão da Christie’s ao ser vendida por US$ 33,6 milhões. A estimativa era de US$ 25 mi.

    + Leia mais sobre a colaboração de Jeff Koons com a H&M

    Mercado à parte, para quem gosta de sua obra e tiver a oportunidade, a visita ao Whitney é obrigatória. A exposição ocupa todos os andares do museu e é a última no espaço antes dele ser relocado para o Meatpacking District, em 2015. São mais de 150 peças do artista, incluindo obras icônicas, como o coelho inflável de aço inoxidável, a estátua de porcelana do Michael Jackson e seu chipanzé de estimação, fotos e esculturas em flagrante do próprio artista com sua primeira esposa, Cicciolina, e o cachorro laranja de aço inoxidável. Os clássicos de Koons, reproduções de objetos banais em cores vívidas e acabamentos espelhados que viraram arte, constituem a maior mostra dele em Nova York, numa narração cronológica que explora desde seus primeiros trabalhos até os mais atuais.

    Já a colaboração do artista com a H&M abriu nesta quinta (17.07) na nova loja da marca na 5ª Avenida e conta com uma bolsa de edição especial de couro preto com a estampa do cachorro pelo preço acessível do fast fashion. A loja do museu também vai vender algumas para incrementar a linha de produtos com o tema Jeff Koons que já está à venda.

    A retrospectiva fica no Whitney até dia 19 de outubro, quando será levada para o Centro Pompidou, em Paris, dos dias 26 de novembro de 2014 até 25 de abril de 2015, e em seguida para o Guggenheim Bilbao, de 5 de junho a 27 de setembro de 2015.

    Veja abaixo imagens de algumas das obras que estão em cartaz na exposição “Jeff Koons: A Retrospective” e responda: você está do lado dos que gostam ou dos que não gostam?

    Whitney Museum
    945 Madison Avenue
    Telefone:+1 212-570-3600
    + site do museu

    A versão gigante e em flor do Split-Rocker, que está na frente do Rockerfeller Center, em NY ©Reprodução

    “Baloon Dog” ©Reprodução Whitney Museum

    “Inflatable Flower and Bunny” ©Reprodução Whitney Museum

    “Metallic Venus” ©Reprodução Whitney Museum

    A obra “Tulips” ©Reprodução Whitney Museum

    “Rabbit”, feita de aço inoxidável ©Reprodução Whitney Museum

    Pintura à óleo “Antiquity 3” ©Reprodução Whitney Museum

    A versão mais compacta do “Split-Rocker” ©Reprodução Whitney Museum

    Tela “Ilona on Top” com a ex-mulher Cicciolina ©Reprodução Whitney Museum

    “Elephant”, de aço inoxidável espelhado ©Reprodução Whitney Museum

    Não deixe de ver
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    FFW