FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Trend Alert: a funcionalidade dos utilitários

    Os utilitários definitivamente devem ganhar uma real finalidade de uso

    Por Mariáh Cidral

    Mais uma temporada da semana de moda masculina chega ao fim e já detectamos algumas mudanças de comportamento do consumidor sendo traduzidas através dos looks desfilados. Afinal, após um ano vivendo em um mundo onde a pandemia do COVID-19 ainda prevalece, a indústria da moda teve que reagir rapidamente e apresentar respostas ao grande impacto que vem sofrendo. 

    Ficamos tanto tempo expostos e interagindo de maneira digital, por conta do confinamento e distanciamento social, que os designers passaram a assumir uma nova atitude na hora da criação: o foco passou a ser na vida real e funcional, questionando assim, os modelos dominantes de consumo e de estilo de vida. 

    Parte de um movimento de mudança social, muitos consumidores de centros urbanos estão mais conscientes e engajados, manifestando assim uma preferência por itens utilitários, práticos e resistentes, como já havíamos mencionado neste artigo sobre o Gorpcore. Por isso, nesta temporada, vimos peças do vestuário outdoor e esportivo dominarem ainda mais as coleções, nas quais o reciclado (upcycling) e o utilitário renovam o guarda-roupa moderno de sobrevivência com looks não apenas de proteção urbana, mas que se desenvolvem conforme a necessidade do usuário ao longo do dia. 

    A ideia do utilitário e funcional foi a aposta para atingir o consumidor que prefere peças com funções duplas como as reversíveis, afinal, nada mais útil e versátil do que uma peça que se transforma em duas, com a economia de pagar pelo preço de uma. Duas outras peças de destaque, as parkas e as windbreakers com capuz (corta-vento) aparecem como uma nova opção para as jaquetas. Elas oferecem conforto, resistência e impermeabilidade graças aos tecidos usados como o nylon – pense em sua performance durante o dia, a roupa deve te acompanhar e te proteger. 

    Y/Project, Wooyoungmi e Louis Vuitton | Reprodução

    Y/Project, Wooyoungmi e Louis Vuitton | Reprodução

    O zíper também passou a ser detalhe fundamental para a manutenção dessas peças, pois é possível remodelar uma calça e transformá-la em shorts ou ainda, adicionar mangas a um colete com um simples movimento de abrir ou fechar um zíper. 

    E se estamos falando em praticidade, nada melhor do que peças com bolsos diversos para guardarmos tudo o que precisamos ao alcance das mãos, tanto em jaquetas e coletes, quanto em saias, shorts e calças. Agora vemos uma real utilidade e consolidação para a calça cargo, que já havia feito seu breve comeback em 2018. As bolsas e mochilas também ganham mais bolsos e compartimentos, e mini-bolsas tem espaço até para levar a garrafa de água. 

    O momento é das roupas democráticas que permitem ao consumidor ser tão criativo quanto o designer e explorar a sua real necessidade. A sensação é de que você precisa estar vestido para qualquer situação, tanto para ir comprar um pão na padaria quanto para para fugir de casa. Você pode levar tudo consigo, tudo para criar o seu mini universo portátil e prático e como ainda não sabemos para onde vamos, o importante é seguir em frente e bem paramentado.

    GmbH e White Mountaneering Paris | Reprodução

    GmbH e White Mountaneering Paris | Reprodução

    A quem se interessar pela tendência, no Brasil, a Korshi 01 é uma marca utilitária que tem como foco produzir peças multifuncionais com design inteligente, que funcionam como várias peças em uma.

    Não deixe de ver
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    FFW