Mercado de luxo em queda: números alarmantes preocupam o setor
Com Gucci em queda de 50%, Kering entra em alerta, enquanto LVMH encolhe pelo segundo trimestre consecutivo.
Mercado de luxo em queda: números alarmantes preocupam o setor
Com Gucci em queda de 50%, Kering entra em alerta, enquanto LVMH encolhe pelo segundo trimestre consecutivo.
Estudos e pesquisadores anunciam semestre sim, outro também a chegada da crise e desaceleração no mercado de luxo, depois de um breve aquecimento num mundo pós pandêmico, parece que agora está realmente se concretizando – com estopim aguardado para 2026. Mas vamos aos fatos: o primeiro semestre de 2024 não foi dos mais animadores nem para LVMH, nem para seu rival, o grupo Kering – este segundo, inclusive, com números alarmantes.
Ontem (24.07), o WWD anunciou que a Kering teve uma queda de 50% no seu lucro líquido. A culpada? A estrela do conglomerado, a italiana Gucci que vem colecionando uma série de números preocupantes, o que coloca novamente Sabato de Sarno, diretor criativo atual, nos holofotes e não pelos melhores motivos. A marca apareceu em 10 lugar do ranking da Lyst, mas parece que esse definitivamente não é um dos melhores termômetros.
E o momento está tão crítico que não dá nem pra aplicar o ditado da “grama do vizinho é sempre mais verde”, uma vez que as receitas da LVMH caíram pelo segundo trimestre consecutivo.
Os resultados ficaram aquém das previsões dos analistas de um crescimento orgânico de 3 a 4 por cento. A queda de 14% nas vendas na Ásia (excluindo o Japão) é outro ponto crucial. Os resultados confirmaram que mesmo marcas mais emblemáticas do grupo, como Louis Vuitton e Dior, estão em estado de alerta buscando formas para lidar com a desaceleração da procura por parte dos principais clientes: os chineses e os norte-americanos.