FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Deus, Higgs, Comic Sans e o apocalipse
    Deus, Higgs, Comic Sans e o apocalipse
    POR Redação

    Imagem da colisão de prótons e o aparecimento da “partícula de Deus” ©Reprodução+ComicSans by FFW

    Não sei quantos de vocês se lembram de quando foi anunciado o término das obras do LHC (Large Hadron Collider) em 2008, o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 km de circunferência. Todos os rumores apontavam para a possibilidade de que as experiências poderiam causar um buraco negro que engoliria a Terra. Pois bem, foi nesse mesmo laboratório gigante que cientistas anunciaram nesta quarta-feira (04.07) a descoberta do que pode ser a comprovação da existência do famigerado Bóson de Higgs — ou a “partícula de Deus”, para os íntimos. Sem pretensões apocalípticas, a descoberta pode ser classificada como uma das mais importantes do século, já que a partícula foi cantada pelo físico britânico Peter Higgs em 1964, mas até hoje não havia prova alguma de que ela ao menos existia. O Bóson já foi noticiado, virou trending topics no Twitter, foi confundido entre os nerds como o motivo dos fogos durante os gols do Corinthians na final da Libertadores e tudo mais. No entanto, hoje a grande piada está sobre a fonte usada na apresentação feita por uma cientista italiana do projeto.

    Designers comprovam o uso de Comic Sans MS na apresentação oficial do Bóson de Higgs ©Reprodução

    Sim, ela mesma. A fonte proibida: Comic Sans MS! Para não haver dúvidas, aqui está o vídeo. Apesar de recomendarmos que assistam à apresentação completa, a parte pertinente encontra-se em 0h55m25:

    Para entender um pouquinho melhor – mas nem tanto – do que se trata o tal Bóson e o que Deus tem a ver com isso, é necessário estudar quatro anos de bacharelado em Física, assim como a pessoa que vos escreve. Já para explicar para os seus amigos ou sua avó, é mais ou menos assim:

    1) Imagine uma sala cheia de fotógrafos conversando entre si. Como analogia, associe que os fotógrafos são Bósons de Higgs.
    2) Gisele Bündchen entra na sala. Os fotógrafos percebem sua presença e vão em sua direção para fotografá-la.
    3) Com vários fotógrafos (Bósons de Higgs) em volta, Gisele tem dificuldade para se movimentar. Isso representa sua massa; são os fotógrafos que estão causando isto.
    4) Logo em seguida, Natalia Vodianova entra na sala. Alguns fotógrafos vão até ela, dificultando também a sua movimentação, porém não tanto como a da Gisele, que tem maior popularidade (massa, no caso da analogia).

    Portanto, o Bóson de Higgs pode ser considerado como a partícula que “dá” massa às partículas elementares. O termo divino foi adotado pela mídia após o lançamento do livro “A Partícula de Deus: se o universo é a resposta, então qual é a pergunta?” em 1993  e, de acordo com os físicos, supervalorizou a sua importância. Já o autor do livro, o ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, acredita que essa descoberta é crucial para entendermos melhor a estrutura da matéria. Apesar de estarmos longe de quaisquer frutos tecnológicos disso, a comprovação da existência da partícula é um grande passo para a física. Usar Comic Sans em uma apresentação para anunciar sua descoberta é como se Pero Vaz de Caminha tivesse usado smiles e hashtags na carta a Dom Manuel I sobre o descobrimento do Brasil. “Não tem ouro. #chatiada : (“

    Não deixe de ver
    Meta é processada por 33 estados por ameaçar a saúde mental dos jovens com o Instagram
    Vision Pro, o aguardado óculos de realidade virtual da Apple vai custar quase 18 mil reais
    Papa Fashion: imagem viral em Inteligência Artificial é obra de jovem artista digital
    Takashi Murakami lança collab com Hublot no mundo físico e digital
    Inteligência artificial: como essa ferramenta impacta a moda?
    BRIFW 2022: evento de moda imersiva revela a programação completa
    Nike adquire empresa de sneakers digitais RTFKT
    Por dentro da exposição em Metaverso de Lucas Leão
    NFT: O Que É, Porque Vale Milhões e Como Ela Pode Impactar a Moda?
    OnlyFans expande atuação com fundo de apoio a artistas independentes
    FFW