01.03.2016 / Cultura

Galeria Tate, de Londres, organiza maior retrospectiva da carreira de David Hockney

"Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)" 1972 ©Reprodução
"Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)" 1972 ©Reprodução

Um dos mais prestigiados artistas contemporâneos, David Hockney, hoje com 78 anos, ganhará a maior retrospectiva de sua carreira na Tate, em Londres, em 2017. Serão expostas 160 obras de Hockney, que representam cronologicamente seis décadas de carreira.

Hockney nasceu na Inglaterra, mas morou na Califórnia por 30 anos, o que influenciou seu trabalho. Ele é considerado um grande contribuidor do movimento de pop art nos anos 60 e é tido como o artista britânico mais influente do século 20.

Seus retratos estão entre as obras mais famosas de sua carreira – ele pintava amigos, amantes, artistas e estilistas que conhecia, como Ossie Clark na pintura Mr and Mrs Clark and Percy.

Outra série importante é a que mostra casas com piscinas, que ele começou durante sua primeira viagem a Los Angeles, em 1964. Hockney nasceu em uma cidade nublada, mas logo aprendeu a retratar as linhas limpas da arquitetura modernista da Califórnia. O resultado são quadros com uma estética clean, mas com cores vibrantes, sempre chapados, sem dimensão.

O artista fez referências à temática homossexual em antigos trabalhos, assunto que era tabu na sociedade durante os anos 1960 e 1970.

Para quem estiver ou passar por Londres, esse é certamente uma visita que não se pode perder. A exibição vai de 09.02.17 a 27.05.17 na Tate Gallery.


Relacionados


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×