02.09.2016 / Cultura / por

Hot Asia: Lámens e outros pratos quentes elevam a temperatura da gastronomia asiática de SP

Lámen no Tan Tan
Lámen no Tan Tan

Nem só de sushi e sashimi vive a cozinha asiática, e a gente cada vez mais não só está sabendo disso, mas começando a gostar. Já um clássico da gastronomia de São Paulo, a comida fria japonesa tem dado espaço para as especialidades quentes não só vindas do Japão mas de outros países da Ásia. Originalmente chinês, o lámen – incorporado totalmente à tradição nipônica e a comida mais consumida por lá – é a tendência mais forte dessa recente frente quente vinda do Oriente. Novos restaurantes dedicados exclusivamente a esse macarrão fininho (há também o mais grosso, o udon) têm pipocado na cidade, caso do Momo Lamen (que tem uma máquina importada do Japão para fazer a própria massa) e do Tan Tan (já um hit, superlotado). Na Casa do Porco, a influência asiática aparece em vários pratos aproveitando a familiaridade do ingrediente principal com a cozinha oriental. Há, inclusive, um lámen de porco. E tem mais.

Menos popular que os japoneses, os coreanos com sua culinária picante e exótica (pra gente), ganharam recentemente um representante à altura da riqueza de sabores da sua gastronomia. Sim, lá eles comem cachorro (parece que cada vez menos), mas no Komah não há nada disso. Inaugurado em meados de maio numa área entre galpões e fábricas da Barra Funda, o restaurante é uma ótima oportunidade de conhecer melhor os pratos típicos do país como o kimchi – uma conserva, geralmente feita de acelga, superapimentada – executados com as técnicas de Paulo Shin, filho de coreanos, com experiência prévia em restaurantes como o Dom e o Le Coq Hardy. Com muito porco, em caldos – caso do arroz tostadinho com caldo de porco e um omelete em cima – ou em diversos preparos, o restaurante dá a opção de pedir os pratos separadamente ou numa degustação de tudo, a R$ 80.

Originalmente bares japoneses, os Izakayas são outro hit do Japão que tem pegado em São Paulo com foco mais na comida do que na bebida. O tonkatsu, uma milanesa de porco ou carne acompanhada de molho de curry e arroz é um prato que existe no cardápio de muitos restaurantes japoneses e que fica ofuscado pelos sushis. Em Izakayas como o Matsu, ele brilha.

A seguir, veja a nossa seleção hot Asia de restaurantes novos e recentes com pratos quentes asiáticos.

Komah

O Kimchi Bokumbap do Komah, prato com arroz tostadinho com caldo de porco e omelete por cima
O Kimchi Bokumbap do Komah, prato com arroz tostadinho com caldo de porco e omelete por cima

Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378, Barra Funda, tel.: (11) 3569-7956

Momo Lamen

O Momo Lamen tem 13 tipos de lámen no cardápio
O Momo Lamen tem 13 tipos de lámen no cardápio

Rua dos Estudantes, 34, Liberdade, tel.: 3207-5626

Izakaya Matsu

Filhos da dona do Issa, izakaya tradicional da Liberdade, os donos do Matsu viveram 30 anos no Japão
Filhos da dona do Issa, izakaya tradicional da Liberdade, os donos do Matsu viveram 30 anos no Japão. Na foto, o tonkatsu, com porco à milanesa, molho de curry e arroz

Avenida Pedroso de Moraes, 403, tel. (11) 3812-9439

Tan Tan

No Tan Tan o caldo base do lámen é feito com frango, fervido por 12 horas
No Tan Tan o caldo base do lámen é feito com frango, fervido por 12 horas

Rua Fradique Coutinho, 153, tel. (11) 2373-3587

Izakayada

A costelinha com molho tarê com uísque do Izakayada, que tem um ambiente pop e não quer ser chique, mas "tosqueira"
A costelinha com molho tarê com uísque do Izakayada, que tem um ambiente pop e não quer ser chique, mas “tosqueira”

Praça Carlos Gomes, 61 – A – Liberdade

 


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×