FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O Que É o Novo Branding?

    O novo branding é sobre investir em propósito e na relação com as pessoas

    o famoso “swoosh” da nike ganhou vida e reconhecimento mesmo sem a marca nike junto

    O Que É o Novo Branding?

    O novo branding é sobre investir em propósito e na relação com as pessoas

    POR Redação

    Branding é uma disciplina de marketing relativamente nova, criada há pouco mais de 20 anos e que ainda está sendo aprendida pelas marcas. A velocidade nas mudanças que permeiam as relações com os consumidores, no entanto, faz com que muitos especialistas falem em um “Novo Branding”, com estratégias cada vez mais focadas em valores e propósitos. Esses conceitos tem ganhado uma importância cada vez maior para o consumidor moderno e isso exige das marcas um investimento em uma nova consciência, que vai além de gerar lucro para os acionistas e passa pela capacidade e compromisso de atuar na construção de um mundo melhor, como forma de sobreviver no mercado e continuar sendo relevante.

    As pessoas compram as marcas que elas admiram

    Um grande case nesse sentido é a americana Nike, que detém o título de marca de vestuário e calçados mais valiosa do mundo. Isso se deve ao excelente trabalho de branding desenvolvido ao longos dos anos que garantiu à marca um benefício intangível. A marca, por si só, comunica os princípios fundamentais e a visão da Nike, que é, em muitos casos, exatamente o que os consumidores estão comprando quando adquirem um calçado ou roupa da Nike e o que ajuda a diferenciar os produtos da empresa de ofertas muito semelhantes de concorrentes.

    Eles estão comprando o tênis, o moletom ou o boné, e todas as vantagens práticas que os acompanham como qualidade e experiência do cliente, mas potencialmente os consumidores também estão comprando as histórias contadas pela marca Nike, ou seja, seus valores e missão essenciais, quando optam por um produto adornado com swoosh, da mesma forma que um consumidor escolhe uma bolsa de luxo coberta com um monograma ou um par de óculos de sol adornados com o logotipo.

    O novo branding é sobre criar conversas

    A Nike é uma das várias empresas que vem repensando a forma de se comunicar com seus consumidores. Uma das principais estratégias foi no direcionamento das ações de marketing, que passaram a ser voltadas principalmente para o digital. Menos comerciais de TV e mais investimento no Facebook, onde criaram comunidades dedicadas a cada um dos esportes para os quais a Nike comercializa seus produtos.

    A relação entre marca e consumidor não pode mais ser um monólogo pois o novo branding é sobre a percepção que as pessoas têm de uma marca, quem ela representa e os valores que ela transmite e ele devem ser tão claros a ponto de torná-la única na cabeça do consumidor. Para Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, é preciso garantir a originalidade da marca, transmitindo clareza e transparência nas relações com os consumidores, que detém o controle da informação. “Não existe mais a comunicação como aprendemos na escola. O que há é uma interação. Hoje, no ambiente social, a marca está exposta o tempo todo e de todos os ângulos”, explica ele à revista Exame.

    O desafio do branding hoje é que a marca seja reconhecida, comentada e desejada pelo consumidor moderno. E as redes sociais colocaram definitivamente o futuro das marcas nas mãos das pessoas.

    Quer entender melhor sobre como construir o branding e a atmosfera ao redor da sua marca? Se inscreva para o nosso curso de Branding, ministrado por Rafael Varandas, da Cotton Project. 

    Não deixe de ver
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil
    A Fórmula 1 e a moda nunca estiveram tão próximos