A marca de Porto Alegre Också é uma das cinco novas integrantes do calendário do SPFW*. Nesta serie já apresentamos aqui as estreantes Flavia Aranha (SP), Neriage (SP), Haight (Rio) e Another Place (Recife).
A Också foi fundada em 2013 por Igor Bastos Crivellaro e, ao longo de sua trajetória, já se apresentou em diversas semanas de moda ao redor do mundo, em cidades como Antuérpia, Berlim, Milão, Nova York, Paris e Vancouver. No Brasil, desfilou no Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo, pela Casa de Criadores.
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Agora, com a entrada no SPFW, a Också se prepara para entrar em um novo momento, um processo que ao mesmo tempo em que é um super desafio, também puxa a marca pra frente. “Ir pro SPFW sempre foi algo que tivemos em mente. Quando a gente fazia uma projeção de onde gostaríamos de estar em cinco anos, uma das metas era chegar no SPFW”, conta Igor ao FFW.
Para ele, a entrada no calendário vai apresentar a grife para um público que ainda não a conhece, ampliando a visibilidade e credibilidade. Mas naturalmente, todo crescimento também envolve seus desafios. Igor aponta o fato da Också ser uma marca independente e agora ter que assumir uma postura de uma empresa estabelecida. “Uma coleção que eu fazia 18 looks, agora vai chegar a ter 30. É uma mudança custosa para uma marca pequena e o mercado não está muito favorável pra conseguirmos patrocínio. Vamos ter que trabalhar muito, muito mais pra poder apresentar um resultado legal. É repensar mesmo como empresa e se estruturar para esse momento. Mas acredito que é um momento de investimento na nossa marca para atingirmos nosso objetivo”.
Para a estreia, Igor está criando uma coleção que reflete a identidade da Också, muito através da modelagem, mas com a preocupação de que possa ser lida com mais facilidade. “Espero atingir um outro público e a escolha dessa coleção foi não ser tão conceitual, mas comercialmente mais viável”. Podemos esperar ver bastante denim, xadrez e algumas cores vibrantes “com a ideia de criar uma imagem um pouco caótica. Os looks têm essa cara mais conceitual, mas as peças separadas são usáveis e com viés comercial”, explica.
Igor convidou Tathiana Yumi Kurita para assinar o styling, Rafaella Crepaldi para a beleza e Augusto Corrêa para a trilha sonora. Ele também vai apresentar algumas colaborações, como a com a marca espanhola Agustems, que faz pintura manual em telas e, a partir disso, transforma em bolsas.
Faltando poucos dias para o evento, Igor está animado com esse novo momento. “Foi sendo uma construção de amadurecimento da marca, conhecendo eventos diferentes até que surgiu essa oportunidade. Estou com uma expectativa agora pra ver como vai ser o futuro e as próximas temporadas da marca”.
A coleção da Också desfilada no SPFWN47 estará disponível a partir de setembro nos pontos de venda em São Paulo (Choix e Hybrida), Rio de Janeiro (Obra Ipanema), Brasília (Armária) e Belo Horizonte (Grands Hotel Ronaldo Fraga).
*O SPFW acontece de 22 a 27 de abril no espaço Arca e terá cobertura completa do FFW.