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    Tem estilista brasileiro na final do Andam, uma das principais premiações de moda do mundo
    Campanha do Verão 2018 da Neith Nyer em foto de Nicolas Coulomb / Reprodução
    Tem estilista brasileiro na final do Andam, uma das principais premiações de moda do mundo
    POR Camila Yahn

    Tem um brasileiro na final de um dos principais concursos de moda do mundo, o Andam (Association Nationale de Développement des Arts de la Mode). É Francisco Terra, por trás da marca Neith Nyer, que está concorrendo ao prêmio de Marca Criativa ao lado de Ludovic de Saint-Sernin (também finalista em um prêmio Louis Vuitton), Afterhomework e Kevin Germanier. Em 2017, a brasileira Ana Khouri ganhou na categoria de acessórios.

    + Um brasileiro em Paris: conheça Francisco Terra

    Fundado em 1989 (Martin Margiela foi o vencedor da primeira edição), o prêmio é dividido em quatro categorias: Grand Prix (prêmio de € 250 mil), Creative Brand (€ 100 mil), Fashion Accessories (€50 mil) e Innovation Prize (€ 30 mil).

    Desde o início com apoio dos ministérios da Cultura e da Indústria na França, a premiação foi construída como uma estrutura para reconhecer e apoiar jovens designers e contribuir para a durabilidade e vitalidade da indústria na França. Isso é uma coisa que a França sabe fazer bem: alimentar a base desde o início. Além da competição, os participantes também recebem orientações em relação a estrutura, logística e desenvolvimento. Iris Van Herpen, Anthony Vaccarello, Y Project, Jeremy Scott e Felipe Oliveira Baptista já foram laureados pelo concurso.

    Entre as marcas que patrocinadoras desta edição estão Chanel, Chloé, Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, os grupos Kering e LVMH e o Ministério da Cultura entre outros parceiros.

    A Neith Nyer foi fundada em 2015 em Paris e é o nome da avó de Francisco. Seu desfile de Verão 2018, que você pode ver abaixo, mostra seu interessante trabalho de desconstrução, corte e criatividade no uso materiais, com uma trilha emocionante e bem brasileira: Ney Matogrosso e Belchior. Mas por enquanto, sua ligação com o Brasil é estritamente pessoal. “Muito pouca coisa sobre minha marca sai na imprensa brasileira e não temos nenhum ponto de venda no país, mesmo enviando o convite do showroom todas as temporadas”, ele conta em um papo pelo direct.

    Francisco mora há mais de dez anos em Paris e já trabalhou no time de criação de marcas como Givenchy e Carven antes de começar a sua própria há três anos. “Hoje, a marca está em seu pico de desenvolvimento. Estamos fazendo entre 60 e 70 editoriais por mês e alcançamos pontos de venda em 10 cidades ao redor do mundo, o que era nosso objetivo”. A Neith Nyer vende em cidades como Londres, Nova York, Tóquio e Toronto.

    Financeiramente, a grife ainda é completamente independente e financiada pelo próprio Francisco. “Queremos evoluir isso e o Andam é uma ótima oportunidade. Nos preparamos para esse concurso desde o início da marca pois acreditamos nas portas que ele nos abrirá”.

    Sobre a indicação, Francisco conta que está focado em sua apresentação. “Está sendo intenso, precisamos adiantar várias coisas para a final com o júri em junho e estamos totalmente concentrados nisso”. Por aqui, nós estamos na torcida. O resultado será anunciado dia 29 de junho.

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