TOP 10: As melhores faculdades de moda públicas no Brasil

Um guia atualizado para te ajudar a fazer a melhor escolha quando o assunto é estudar moda

Produção prática na USP / Foto: Reprodução
Produção prática na USP / Foto: Reprodução

A indústria da moda é sem dúvidas um dos campos mais desejados do momento. Independentemente se o trabalho desejado for na área da comunicação, têxtil, confecção ou vendas, a busca por formação é importante para exercer a profissão com maestria. De acordo com o Google Trends,  em cinco anos, a procura por graduações tradicionais na plataforma aumentaram em 82%. 

No Brasil, o curso chegou em 1987 pela Faculdade Santa Marcelina e com o passar dos anos, mais instituições de ensino foram incluindo em suas grades o curso de moda, que hoje soma mais de 243 cursos em todo o país.  A grande maioria das instituições que oferecem são particulares. 

Entretanto, diversas instituições públicas oferecem pelo país cursos de graduação de forma gratuita. Ao optar por estudar em uma instituição de ensino do estado você poderá conhecer novas culturas e realidades, participar de projetos de pesquisa como bolsista e se envolver diretamente com transformações sociais. Para entrar, basta realizar o ENEM e buscar pelo curso escolhido. 

 Para escolher o que mais se encaixa no seu objetivo, é importante analisar a grade curricular e a especialidade de cada instituição de ensino, bem como pesquisar no site de cada instituição as possibilidades de projeto de pesquisa e extensão que combinem com seu planejamento de carreira

Preparamos esta lista das 10 melhores instituições públicas de moda, baseada na pesquisa do ranking universitário da Folha de S. Paulo (RUF).

 

10. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Com foco na inovação do setor, o curso de design de moda da UEMG prepara o estudante para atuar em diversos campos da moda por meio de teoria e prática voltado ao direcionamento do mercado. Dispondo de 80 vagas divididas em dois campos, na capital mineira e no interior do estado. O curso tem 8 semestres em 4 anos e os turnos são matutino em Belo Horizonte e noturno em Passos.

Onde: Belo Horizonte e Passos (MG)

Saiba mais aqui.

 

09.Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O curso de Moda, Design e Estilismo oferta 80 vagas distribuídas nos turnos tarde e noite na cidade de Teresina, no Piauí.  O curso realiza a revista Contrafio e o evento Piauilismo Fashion Day para mostrar trabalhos de alunos egressos.

Onde: Teresina (PI)

Saiba mais no instagram.

Exposição de roupas na UFJF / Foto: Reprodução
Exposição de roupas na UFJF / Foto: Reprodução

08.Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A graduação de moda possui a duração de 8 semestres letivos divididos em 4 anos e trabalha para a formação e habilitação de profissionais criativos e pesquisadores que sejam culturalmente articulados. A estrutura curricular visa levar o estudante a exercer suas percepções criativas e críticas por meio de reflexões sobre as novas abordagens no vestir. São ofertadas 50 vagas anuais, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo. 

Onde: Juiz de Fora (MG)

Saiba mais aqui.

 

07.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

A graduação de moda  busca formar designers de moda prontos para planejar, criar e desenvolver produtos e trabalhar ativamente na cadeia produtiva têxtil e de confecção. O curso também se distingue pelas experimentações de tendências e técnicas inovadoras  bem como no uso de materiais novos no mercado. Oferecendo 45 vagas nos turnos da manhã e da noite, o aluno pode entrar tanto pelo vestibular de verão como pelo SISU do Início do ano, com a nota do ENEM.

Onde: Florianópolis (SC)

Saiba mais aqui.

 

06.Universidade Federal de Goiás (UFG)

O Curso de Design de Moda surgiu na UFG como uma graduação que buscava contemplar a moda como área de estudo, ensino e pesquisa. Com a demanda crescente no setor têxtil da região Centro-Oeste, a faculdade tornou-se referência no ensino da região. Com forte atenção na parte técnica, o curso tem especialidade na modelagem criativa e na tecelagem, bem como um olhar reflexivo para a história e a arte. O curso é noturno e tem duração de oito semestres.

Onde: Goiânia (GO)

Saiba mais aqui. 

 

05.Universidade Estadual de Maringá (UEM)

O Bacharelado de Moda da UEM tem o diferencial de habilitar o estudante formado em modelagem e desenvolvimento de produto, mas sem deixar que o aluno tenha sua autonomia para descobrir-se na graduação. O curso é ministrado de forma presencial em Cianorte durante 8 semestres no turno da manhã, oferecendo 40 vagas anuais.

Onde: Cianorte (PR)

Alunos notórios: Acácio Mendes (Cotton Project)

Saiba mais aqui.

 

04.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O curso de design de moda da UFMG agrega conteúdos de artes visuais aplicadas no campo da moda e o gerenciamento de confecção têxtil. Ele foi construído a partir dos eixos do vestuário, tecnologias e produção de mercado.  Ele é ofertado na modalidade presencial com duração de 8 semestres no turno noturno.

Onde: Belo Horizonte (MG)

Alunos notórios: Ronaldo Fraga

Saiba mais aqui. 

Laboratório de Estencil da UEL / Foto: Reprodução
Laboratório de Estencil da UEL / Foto: Reprodução

03.Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Voltado para o campo de atuação de confecções de moda e da indústria  de aviamentos e acessórios, o curso de Estilismo em Moda da UEL oferece 30 vagas no turno da manhã com a duração de 4 anos. O curso também busca trazer uma perspectiva empresarial de produção e consultoria para futuros empresários, formando designers de moda que são integrados à realidade contemporânea.

Onde: Londrina (PR)

Alunos notórios: Rodrigo Silvestre

Saiba mais aqui.

 

02.Universidade de São Paulo (USP)

O curso de Têxtil e Moda ministrado pela USP busca unir a teoria e a prática de moda em uma graduação que engloba as etapas de produção criativa e têxtil, seja em tecidos, roupas ou calçados. O curso existe desde 2005 e hoje oferece experiências no mercado de trabalho com estágios e pela empresa júnior, bem como melhor aprofundamento pela tecidoteca. O curso é ofertado em 8 semestres no turno da manhã por  60 vagas, podendo ingressar pelo SISU com a nota do ENEM e pelo FUVEST, vestibular próprio da instituição.

Onde: São Paulo (SP)

Alunos notórios: André Namitala (HANDRED)

Saiba mais aqui.

 

01.Universidade Federal do Ceará (UFC)

Considerado o melhor curso de moda em uma instituição de ensino pública no Brasil, a graduação de Design de Moda da UFC apresenta conhecimentos históricos, sociais e ambientais aplicados à moda. Durante 8 semestres, os alunos poderão emergir neste curso integral em áreas de pesquisa e produção têxtil. São ofertadas 60 vagas anualmente, no primeiro semestre do ano.

Onde: Fortaleza (CE)

Alunos notórios: David Lee

Saiba mais aqui


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×