FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Trend Alert: a funcionalidade dos utilitários

    Os utilitários definitivamente devem ganhar uma real finalidade de uso

    Por Mariáh Cidral

    Mais uma temporada da semana de moda masculina chega ao fim e já detectamos algumas mudanças de comportamento do consumidor sendo traduzidas através dos looks desfilados. Afinal, após um ano vivendo em um mundo onde a pandemia do COVID-19 ainda prevalece, a indústria da moda teve que reagir rapidamente e apresentar respostas ao grande impacto que vem sofrendo. 

    Ficamos tanto tempo expostos e interagindo de maneira digital, por conta do confinamento e distanciamento social, que os designers passaram a assumir uma nova atitude na hora da criação: o foco passou a ser na vida real e funcional, questionando assim, os modelos dominantes de consumo e de estilo de vida. 

    Parte de um movimento de mudança social, muitos consumidores de centros urbanos estão mais conscientes e engajados, manifestando assim uma preferência por itens utilitários, práticos e resistentes, como já havíamos mencionado neste artigo sobre o Gorpcore. Por isso, nesta temporada, vimos peças do vestuário outdoor e esportivo dominarem ainda mais as coleções, nas quais o reciclado (upcycling) e o utilitário renovam o guarda-roupa moderno de sobrevivência com looks não apenas de proteção urbana, mas que se desenvolvem conforme a necessidade do usuário ao longo do dia. 

    A ideia do utilitário e funcional foi a aposta para atingir o consumidor que prefere peças com funções duplas como as reversíveis, afinal, nada mais útil e versátil do que uma peça que se transforma em duas, com a economia de pagar pelo preço de uma. Duas outras peças de destaque, as parkas e as windbreakers com capuz (corta-vento) aparecem como uma nova opção para as jaquetas. Elas oferecem conforto, resistência e impermeabilidade graças aos tecidos usados como o nylon – pense em sua performance durante o dia, a roupa deve te acompanhar e te proteger. 

    Y/Project, Wooyoungmi e Louis Vuitton | Reprodução

    Y/Project, Wooyoungmi e Louis Vuitton | Reprodução

    O zíper também passou a ser detalhe fundamental para a manutenção dessas peças, pois é possível remodelar uma calça e transformá-la em shorts ou ainda, adicionar mangas a um colete com um simples movimento de abrir ou fechar um zíper. 

    E se estamos falando em praticidade, nada melhor do que peças com bolsos diversos para guardarmos tudo o que precisamos ao alcance das mãos, tanto em jaquetas e coletes, quanto em saias, shorts e calças. Agora vemos uma real utilidade e consolidação para a calça cargo, que já havia feito seu breve comeback em 2018. As bolsas e mochilas também ganham mais bolsos e compartimentos, e mini-bolsas tem espaço até para levar a garrafa de água. 

    O momento é das roupas democráticas que permitem ao consumidor ser tão criativo quanto o designer e explorar a sua real necessidade. A sensação é de que você precisa estar vestido para qualquer situação, tanto para ir comprar um pão na padaria quanto para para fugir de casa. Você pode levar tudo consigo, tudo para criar o seu mini universo portátil e prático e como ainda não sabemos para onde vamos, o importante é seguir em frente e bem paramentado.

    GmbH e White Mountaneering Paris | Reprodução

    GmbH e White Mountaneering Paris | Reprodução

    A quem se interessar pela tendência, no Brasil, a Korshi 01 é uma marca utilitária que tem como foco produzir peças multifuncionais com design inteligente, que funcionam como várias peças em uma.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW